ANÁLISE DOS CONCEITOS AMBIENTAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DO CURSO EDIFICAÇÕES MODALIDADE PROEJA/IFG/CÂMPUS JATAÍ (GO). DOI: 10.5216/teri.v5i2.38767

Autores

  • Luciana Bigolin MARTINI Profa. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Jataí. Mestre em Geografia, UFG. Especialista em Educação Infantil, UFG,
  • Raquel Maria de OLIVEIRA Universidade Federal de Goiás- UFG raquelmo.oliveira@gmail.com
  • Mariana Crepaldi de PAULA Pesquisadora, Doutorado, Bolsista PNPD, Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGeo) Membro do Projeto Pesquisas e Experimentações Agroecológicas para Diversificação Produtiva e Segurança Alimentar em Áreas de Cerrado.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38767

Palavras-chave:

Educação ambiental, Educação, PROEJA

Resumo

Este artigo pretende analisar o planejamento ambiental que envolve a comunidade escolar do curso de Edificações/PROEJA. Quando se tem a oportunidade de fazer parte de uma comunidade escolar que trabalha com turmas de jovens e adultos é inevitável que venham questionamentos daquilo que realmente se vai mediar com esta relação professor - educando. Este estudo é focado em turmas do Programa de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) Técnico em Edificações. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa qualitativa. A pesquisa se fundamentou em organização, aplicação de questionários (estruturados e semiestruturados) e analise destes. Os resultados denotam que a comunidade escolar em relação ao ambiente, tem noções de impacto ambiental, mas com uma aplicação limitada nas ações que cada um desempenha, seja como aluno, professor ou técnico administrativo. A escola tem um papel preponderante nesta construção de novos paradigmas.

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Biografia do Autor

Luciana Bigolin MARTINI, Profa. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Jataí. Mestre em Geografia, UFG. Especialista em Educação Infantil, UFG,

Profa. no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) Campus Jataí. Mestre em Geografia, UFG. Especialista em Educação Infantil, UFG, Especialista em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo UPF. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Passo Fundo UPF (1993). Temática de arte, educação e meio ambiente nas materialidades de vídeo, tinta e grafite em suportes múltiplos. É membro do Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente (NEPEMA). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás.- IFG. martiniluciana@hotmail.com

Raquel Maria de OLIVEIRA, Universidade Federal de Goiás- UFG raquelmo.oliveira@gmail.com

Universidade Federal de Goiás- UFG   raquelmo.oliveira@gmail.com

Mariana Crepaldi de PAULA, Pesquisadora, Doutorado, Bolsista PNPD, Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGeo) Membro do Projeto Pesquisas e Experimentações Agroecológicas para Diversificação Produtiva e Segurança Alimentar em Áreas de Cerrado.

Bolsista PNPD, Programa de Pos Graduação em Geografia (PPGeo) ex PRODOC da Universidade Federal de Goiás, campus Jataí. Membro do Projeto Pesquisas e Experimentações Agroecológicas para Diversificação Produtiva e Segurança Alimentar em Áreas de Cerrado. Graduação em Engenharia Florestal, DEA Sociétés Aménagement et Développement Local pela UPPA (2002), com ênfase em planejamento e desenvolvimento local e doutorado em Géographie et Aménagement pela UPPA. Temas: desenvolvimento local, organização do espaço, gestão participativa, extensão universitária, agrofloresta, ecossistemas brasileiros, apicultura e abelhas nativas sem ferrão, ecologia, biologia, manejo florestal nao madeireiro para fins de uso agroecológico. jatais@gmail.com

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

MARTINI, L. B.; OLIVEIRA, R. M. de; PAULA, M. C. de. ANÁLISE DOS CONCEITOS AMBIENTAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DO CURSO EDIFICAÇÕES MODALIDADE PROEJA/IFG/CÂMPUS JATAÍ (GO). DOI: 10.5216/teri.v5i2.38767. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 219–241, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38767. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38767. Acesso em: 22 dez. 2024.