DA UNIVERSIDADE MODERNA E CIÊNCIA CONVENCIONAL À SUA SUPERAÇÃO: NOTAS PARA UMA CRÍTICA DA CIÊNCIA. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38733
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38733Palavras-chave:
Ciência convencional, Crítica da ciência, Ideologia, Teoria CríticaResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão crítica em torno da produção da ciência aos moldes convencionais próprios do estatuto moderno que marca a formação do pensamento científico e da universidade sob os signos do positivismo. Essa forma de conhecimento se tornou, desde o século XVII a unica forma válida e que passou a regular todas as instâncias da vida já que era tida como técnica livre de ideologias e, portanto, neutra. Todavia, a reflexão crítica sobre a ciência realizada por vários autores contemporâneos demonstram seu caráter político que subjaz sua produção convencional. De frente a estas inquietações a pergunta de qual seria o estatuto da crítica da universidade moderna e da ciência convencional se faz necessária, não apenas para entender o meio que estamos, enquanto pesquisadores e acadêmicos, mas, em especial, para pensar a sua superação.