A ESCUTA SENSÍVEL EM COMUNIDADES INDÍGENAS, EXTRATIVISTA E ESCOLAR. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38731
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38731Palavras-chave:
escuta sensível, comunidades tradicionais, escolaResumo
Este artigo é resultado de um trabalho final da disciplina: Fundamentos Epistemológicos da Transdisciplinaridade da Pós-graduação em Educação da UNB. Nesse trabalho serão abordados resultados preliminares da pesquisa sobre a escuta sensível em comunidades tradicionais e em uma escola da zona urbana de Brasília, pautadas no pensamento de Barbier. As pesquisas aqui descritas mostram que a escuta sensível é a sensibilidade de captar o que não foi dito, mas que pôde ser compreendido, percebido através da sensibilidade do ouvinte. Ouvinte este que busca captar e sentir as diversas formas de expressões do sujeito, para que dessa forma o possa compreender em sua totalidade. Portanto, a escuta sensível pede a compreensão do sujeito como um todo. Isso envolve seu estado de um sujeito completo e complexo. A complexidade refere-se a compreender os vários elementos que fazem parte do contexto do sujeito.Downloads
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Publicado
2015-11-29
Como Citar
SANTOS, M. S. F. dos; VASCONCELOS, A. da S.; PARENTE, F. de A. V.; PEREIRA, V. O.; MARTINS, L. C. A ESCUTA SENSÍVEL EM COMUNIDADES INDÍGENAS, EXTRATIVISTA E ESCOLAR. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38731. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 1–24, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38731. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38731. Acesso em: 26 jul. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
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