EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CAMPUS IV DA UEPB EM CATOLÉ DO ROCHA - PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35240

Autores

  • Leonardo Pereira da SILVA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Yara Sabrina Alves LEITE Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • Diego Frankley da Silva OLIVEIRA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.
  • José Sebastião de MELO FILHO UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.
  • Fabiana Xavier COSTA Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35240

Palavras-chave:

ecologia, coleta seletiva relâmpago, reutilização, lixão

Resumo

Resíduos sólidos são restos de materiais sólidos ou semi-sólidos de ação humana ou não, podendo apresentar ou não vantagens para diversas atividades. Objetivou-se com este trabalho fazer um levantamento quantiqualitativo, reciclar e reaproveitar os resíduos sólidos gerados no Campus IV da UEPB, bem como, sensibilizar a comunidade acadêmica utilizando para, isso, a educação ambiental como processo facilitador de resultados ecologicamente corretos e a implantação de coleta seletiva de lixo. A pesquisa foi dividida em seis momentos sendo eles: a educação ambiental, coleta seletiva relâmpago, levantamento quantiqualitativo, reciclagem e reutilização dos resíduos coletados na instituição, divulgação dos resultados, e realização de oficinas em eventos da escola. Com os dados levantados na pesquisa podemos perceber que a educação ambiental não correspondeu as expectativas desejadas, pelo fato de que os resíduos sólidos estavam misturados com materiais diferentes dos coletores de sua natureza, com esse material coletado foram confeccionados vários objetos para dar um destino ecologicamente correto para esses resíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pereira da SILVA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.    leonardopereira1992@gmail.com

Yara Sabrina Alves LEITE, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.    yarasabrina_al@hotmail.com

Diego Frankley da Silva OLIVEIRA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Ciências Agrárias e Exatas. Área de Ciências Agrárias.    diegofrankley.g3@gmail.com

José Sebastião de MELO FILHO, UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.

Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.   sebastiaouepb@yahoo.com.br

Fabiana Xavier COSTA, Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga.

Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais.  CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

fabyxavierster@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

SILVA, L. P. da; LEITE, Y. S. A.; OLIVEIRA, D. F. da S.; MELO FILHO, J. S. de; COSTA, F. X. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NO CAMPUS IV DA UEPB EM CATOLÉ DO ROCHA - PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35240. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 54–71, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i2.35240. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/35240. Acesso em: 22 dez. 2024.