ONTOLOGIA DUSSELIANA: UMA LEITURA POLÍTICO-PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35232
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35232Palavras-chave:
Enrique Dussel - Educação Ambiental Crítica, Filosofia da Libertação, naturezaResumo
Neste ensaio recuperamos alguns dos conceitos fundamentais da obra do filósofo argentino Enrique Dussel, visando a contribuir com formulações teóricas do pensamento latino americano para a educação ambiental crítica. Este pensador foi escolhido por ter uma indiscutível referência do pensamento latino-americano, sendo o principal expoente da Filosofia da Libertação, com larga influência não somente na educação, mas também nos movimentos sociais, na teologia da libertação e no pensamento filosófico e sociológico da América Latina. Logo, Dussel não é um autor ambientalista estritamente, mas sua concepção de mundo e a busca da emancipação humana e transformação social, auxiliam na práxis crítica educativa e na construção de novas formas de nos relacionarmos com/na natureza.