CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS BRASILEIRAS: CONCEITO, TRAJETÓRIA, INCLUSÃO E APLICAÇÃO - DOI: 10.5216/teri.v4i1.33944
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v4i1.33944Palavras-chave:
Educação Ambiental, Autonomia, Troca de SaberesResumo
A Educação Ambiental (EA) se apresenta fundamental para a sensibilização da sociedade em relação ao meio ambiente, criando oportunidades para a autonomização e assim possibilitando uma ação responsável e respeitosa. O presente artigo traz uma análise sobre os trabalhos de EA e os possíveis resultados refletidos no meio ambiente, isto se fez necessário devido à preocupação das pessoas pela degradação ambiental proveniente das ações antrópicas. O trabalho traz conceitos dos atos políticos ideológicos formulados nas conferências internacionais que inspiraram diretrizes, leis, ONGs, e que fortaleceram os trabalhos voltados à transformação socio-ambiental. A pesquisa objetivou apresentar os principais conceitos relacionados à Educação Ambiental, apontando um pouco de sua trajetória no Brasil e no mundo, a forma como se deu sua inclusão nas escolas brasileiras, afirmando a importância de ser repassada como disciplina e não como tema transversal e, por fim, apresentando os benefícios de um trabalho educativo engajado e epistemologicamente embasado assim como os problemas de uma aplicação pro-forma, não implicada. A metodologia utilizada consistiu em revisão bibliográfica, através de levantamento de dados e coleta de informações. Concluímos que a EA pode ser uma ferramenta chave para a formação de indivíduos capazes de atuar consciente e sensivelmente, responsáveis pelos atos, conseguindo se relacionar em grupos de maneira a dar e receber saberes. Além disso, a EA contribui para a reorientação conceitual da situação ambiental.
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