DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ: CONCEITOS PASSÍVEIS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29795Palavras-chave:
Desenvolvimento sustentável, cultura de paz, ensino, aprendizagemResumo
A presente exposição trata-se de um fragmento extraído da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri-UFCA intitulada “Desenvolvimento Regional Sustentável e Violência: o papel da universidade para promoção da cultura de paz na região do Cariri”. Pretendeu-se aqui aprofundar a discussão sobre desenvolvimento sustentável e cultura de paz como peça essencial na construção do processo ensino aprendizagem nas instituições de ensino. Para tanto, são apresentados registros e reflexões acerca da temática em uma exposição de temas. Conclui-se que a busca por uma sociedade sustentável a partir da sensibilização dos indivíduos através da educação pode trazer um novo modo de ver a vida e a sociedade, de modo mais positivo, aberto e interventivo às questões conflitivas de nosso tempo, sem descuidar da complexidade dos desafios, circulando em diferentes campos de saberes, reconhecendo que não basta apenas boas intenções, mas “promover transformações necessárias e indispensáveis para que a paz seja o princípio governante de todas as relações humanas e sociais”.
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