DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ: CONCEITOS PASSÍVEIS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795

Autores

  • Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ Universidade Federal do Cariri-UFCA
  • Verônica Salgueiro NASCIMENTO Universidade Federal do Ceará-UFC Psicologia
  • Karla Jimena Araújo de Jesus SAMPAIO Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Suely Salgueiro CHACON Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29795

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, cultura de paz, ensino, aprendizagem

Resumo

A presente exposição trata-se de um fragmento extraído da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri-UFCA intitulada “Desenvolvimento Regional Sustentável e Violência: o papel da universidade para promoção da cultura de paz na região do Cariri”. Pretendeu-se aqui aprofundar a discussão sobre desenvolvimento sustentável e cultura de paz como peça essencial na construção do processo ensino aprendizagem nas instituições de ensino. Para tanto, são apresentados registros e reflexões acerca da temática em uma exposição de temas. Conclui-se que a busca por uma sociedade sustentável a partir da sensibilização dos indivíduos através da educação pode trazer um novo modo de ver a vida e a sociedade, de modo mais positivo, aberto e interventivo às questões conflitivas de nosso tempo, sem descuidar da complexidade dos desafios, circulando em diferentes campos de saberes, reconhecendo que não basta apenas boas intenções, mas “promover transformações necessárias e indispensáveis para que a paz seja o princípio governante de todas as relações humanas e sociais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ, Universidade Federal do Cariri-UFCA

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Verônica Salgueiro NASCIMENTO, Universidade Federal do Ceará-UFC Psicologia

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora Adjunta da UFC.

Karla Jimena Araújo de Jesus SAMPAIO, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutorado em Ciências pelo programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri-URCA

Suely Salgueiro CHACON, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UNB. Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Referências

ADAMS, David. História dos primórdios da cultura da paz. In. Memórias pessoais, agosto, 2003. Disponível em: www.comitepaz.org.br. Acessado em 08/12/2012.

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O Serviço Social na educação. Revista Inscrita, Mato Grosso, p. 19-24, 2000.

BEZERRA, M. C. L.; FERNANDES, M. A. (Coord.). Cidades sustentáveis: subsídios à elaboração da Agenda 21 brasileira. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2000.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 15. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

FONSECA, D. P. R. Discutindo os termos de uma equação de congruência: cultura e desenvolvimento sustentável. In: GOMES, M. F. C. M.; PELEGRINO, A. I. C. (Org.). Política de habitação popular e trabalho social. Rio de Janeiro: DP&A, v. 1, p. 115-128, 2005.

FREIRE. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31.ed, São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GUIMARÃES, R.P; FONTOURA, Y.S.R. Rio+20 ou Rio-20? Crônica de um fracasso anunciado. Ambient. soc., São Paulo, v. 15, n.3, p. p. 19-39, set./dez.2012.

IBAMA: Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações

compartilhadas./UNESCO. Brasília: Edições IBAMA, 1999.

LINS, M . J. S. da C. et al. Avaliação da aprendizagem de ética em curso de formação de professores de Ensino Fundamental. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 255-276, abr./jun. 2007.

LOUETTE, A. (Org.). Gestão do conhecimento - compêndio para a sustentabilidade: ferramentas de gestão de responsabilidade socioambiental. São Paulo: Antakarana Cultura Arte Ciência: Willis Harman House, 2007.

MAYOR, Frederico. Nutrindo uma cultura de paz. In. Comitê Paulista para a década da cultura de paz: um programa UNESCO: 2000-2010. Disponível em: www.comitepaz.org.br. Acessado em: 08 dez.2012.

MILANI, Faizi. Cultura de paz: estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.

MITTLER, Peter. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

NASCIMENTO, V.S. A Promoção da Cultura de Paz nas Escolas: a ótica das juventudes. Dissertação [Doutorado em Educação Brasileira], Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.143p

OLIVEIRA, Simone Barros de Oliveira. Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz: Desafios para o Serviço Social. [Mestrado], PPGSS/FSS/PUCRS. Porto Alegre, 2007. 140p.

RAYO, José Tuvilla. Educação em direitos humanos: ruma a uma perspectivas global. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio

ambiente. São Paulo: Stúdio Nobel, 1993.

UNESCO. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Brasília, DF: IBAMA, 1999a.

UNESCO. Cooperative peace in Southeast Asia. Jakarta: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 1999b.

UNESCO. Década das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável: 2005-214: Documento final do plano internacional de implementação. Brasília: UNESCO, OREALC, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

CRUZ, R. de S. B. L. C.; NASCIMENTO, V. S.; SAMPAIO, K. J. A. de J.; CHACON, S. S. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ: CONCEITOS PASSÍVEIS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 1–10, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/29795. Acesso em: 25 abr. 2024.