DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ: CONCEITOS PASSÍVEIS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795

Autores

  • Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ Universidade Federal do Cariri-UFCA
  • Verônica Salgueiro NASCIMENTO Universidade Federal do Ceará-UFC Psicologia
  • Karla Jimena Araújo de Jesus SAMPAIO Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Suely Salgueiro CHACON Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29795

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, cultura de paz, ensino, aprendizagem

Resumo

A presente exposição trata-se de um fragmento extraído da dissertação de mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri-UFCA intitulada “Desenvolvimento Regional Sustentável e Violência: o papel da universidade para promoção da cultura de paz na região do Cariri”. Pretendeu-se aqui aprofundar a discussão sobre desenvolvimento sustentável e cultura de paz como peça essencial na construção do processo ensino aprendizagem nas instituições de ensino. Para tanto, são apresentados registros e reflexões acerca da temática em uma exposição de temas. Conclui-se que a busca por uma sociedade sustentável a partir da sensibilização dos indivíduos através da educação pode trazer um novo modo de ver a vida e a sociedade, de modo mais positivo, aberto e interventivo às questões conflitivas de nosso tempo, sem descuidar da complexidade dos desafios, circulando em diferentes campos de saberes, reconhecendo que não basta apenas boas intenções, mas “promover transformações necessárias e indispensáveis para que a paz seja o princípio governante de todas as relações humanas e sociais”.

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Biografia do Autor

Rachel de Sá Barreto Luna Callou CRUZ, Universidade Federal do Cariri-UFCA

Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri-UFCA.

Verônica Salgueiro NASCIMENTO, Universidade Federal do Ceará-UFC Psicologia

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora Adjunta da UFC.

Karla Jimena Araújo de Jesus SAMPAIO, Universidade Regional do Cariri-URCA

Doutorado em Ciências pelo programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Professora Adjunta da Universidade Regional do Cariri-URCA

Suely Salgueiro CHACON, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília-UNB. Professora Adjunta da Universidade Federal do Cariri-UFCA.

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

CRUZ, R. de S. B. L. C.; NASCIMENTO, V. S.; SAMPAIO, K. J. A. de J.; CHACON, S. S. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E CULTURA DE PAZ: CONCEITOS PASSÍVEIS DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 1–10, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i2.29795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/29795. Acesso em: 18 jul. 2024.