ECOPEDAGOGIA: NA CONFLUÊNCIA DA BACIA HIDROGRÁFICA COM A BACIA PEDAGÓGICA - DOI 10.5216/teri.v1i1.14398

Autores

  • Vera Margarida Lessa CATALÃO UNB
  • Josefina Reis MORAES PUC BRASÍLIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14398

Palavras-chave:

água, educação, metáfora, bacia hidrográfica, ecopedagogia.

Resumo

Este trabalho, em forma de ensaio, aborda a bacia hidrográfica como área de confluência, e propõe o conceito de bacia pedagógica como conceito inspirador de uma articulação transdisciplinar entre as dimensões ecológicas e culturais que envolvem o elemento água. As chaves da ecopedagogia associadas às metáforas da água entretecem uma trama simbólica com o uso cotidiano da água e apontam caminhos para uma práxis pedagógica capaz de estimular flexibilidade, reciprocidade e criatividade nas comunidades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Margarida Lessa CATALÃO, UNB

Profª Drª do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Brasília, orientadora de pesquisas na Área de Educação e Ecologia Humana e coordenadora, juntamente com a Profª Drª Maria do Socorro Rodrigues Ibanez, do projeto de Pesquisa e Extensão  ‘Água como matriz ecopedagógica”.

Josefina Reis MORAES, PUC BRASÍLIA

Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília e fundadora do Colégio INEDITO onde foi desenvolvida uma experiência pedagógica tendo a água como elemento articulador do currículo.

Referências

BARBIER, René. L´approche transversale en sciences humaines. Paris: Harmatthan, 1997.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CAMPBELL, Joseph (1904-1987). Joseph Campbell - entrevistas com Bill Moyers. Gravação em video DVD, 2005.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis:RJ, Editora Vozes, 1999.

CATALÃO, V. M.L. L´eau comme métaphore ecopédagogique: une recherche-action auprès d´une école rurale au Brésil. (Thèse de Doctorat). Paris: Université de Paris VIII, janvier, 2002.

CATALÃO, V. L. A crise da água e a turvação do espírito. Artigo publicado no Correio Brasiliense, em 10/03/2003.

CATALÃO, V,M.L. As qualidades sensíveis da água in Água como matriz ecopedagógica: um projeto a muitas mãos. CATALÃO, V,M.L e IBANEZ, M.S.R (Orgs). Brasília: Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília, 2006.

CHARDIN, Teilhard de. O fenômeno humano. Porto: Livraria Tavares Martins, 1970.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano - a essência de religião. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GUTIERREZ, F e CRUZ, P. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

MATURANA, H. VARELLA, F. A Árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MATURANA, H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MORIN, E. O Método II: a vida da vida. Portugal: Publicações Europa-América Ltda, 1999.

Downloads

Publicado

2013-10-09

Como Citar

CATALÃO, V. M. L.; MORAES, J. R. ECOPEDAGOGIA: NA CONFLUÊNCIA DA BACIA HIDROGRÁFICA COM A BACIA PEDAGÓGICA - DOI 10.5216/teri.v1i1.14398. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 36–44, 2013. DOI: 10.5216/teri.v1i1.14398. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14398. Acesso em: 25 maio. 2024.