A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO UMA RESPOSTA À SUSTENTABILIDADE - DOI 10.5216/teri.v1i1.14393
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393Palavras-chave:
sustentabilidade, transdisciplinaridade, ciência, tecnologia, engenhariaResumo
Neste trabalho examino o conceito de análises e práticas reducionistas positivo-cartesianas, e proponho a transdisciplinaridade como resposta necessária à sustentabilidade. O conhecimento dominante, socializado pelos poderosos meios de informação e comunicação não pode ignorar as várias dimensões do conhecimento: sensorial, intuitiva, emocional, mística, racional. As ciências e, consequentemente, a tecnologia atingiram seu estágio de desenvolvimento graças a análises e práticas reducionistas, fragmentadas em disciplinas, que favorecem uma percepção seletiva de problemas e, portanto, a especialização. O que se nota é que as soluções propostas não atingem a meta essencial de um enfoque integrado. Faz-se necessária uma reorientação das ciências e da tecnologia, fundada numa integração dos vários modos de conhecimento, transcendendo as culturas e as disciplinas, a partir de uma perspectiva transdisciplinar.Downloads
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