A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO UMA RESPOSTA À SUSTENTABILIDADE - DOI 10.5216/teri.v1i1.14393

Autores

  • Ubiratan D’AMBROSIO USP UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14393

Palavras-chave:

sustentabilidade, transdisciplinaridade, ciência, tecnologia, engenharia

Resumo

Neste trabalho examino o conceito de análises e práticas reducionistas positivo-cartesianas, e proponho a transdisciplinaridade como resposta necessária à sustentabilidade. O conhecimento dominante, socializado pelos poderosos meios de informação e comunicação não pode ignorar as várias dimensões do conhecimento: sensorial, intuitiva, emocional, mística, racional. As ciências e, consequentemente, a tecnologia atingiram seu estágio de desenvolvimento graças a análises e práticas reducionistas, fragmentadas em disciplinas, que favorecem uma percepção seletiva de problemas e, portanto, a especialização. O que se nota é que as soluções propostas não atingem a meta essencial de um enfoque integrado. Faz-se necessária uma reorientação das ciências e da tecnologia, fundada numa integração dos vários modos de conhecimento, transcendendo as culturas e as disciplinas, a partir de uma perspectiva transdisciplinar.

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Biografia do Autor

Ubiratan D’AMBROSIO, USP UNICAMP

Ubiratan D’Ambrosio é Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo (1963) e Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIBAN/Universidade Bandeirante de São Paulo.

CV em http://lattes.cnpq.br/1531403209010948

Referências

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Publicado

2013-10-09

Como Citar

D’AMBROSIO, U. A TRANSDISCIPLINARIDADE COMO UMA RESPOSTA À SUSTENTABILIDADE - DOI 10.5216/teri.v1i1.14393. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2013. DOI: 10.5216/teri.v1i1.14393. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14393. Acesso em: 22 dez. 2024.