Em busca de uma razão histórica populista

Autores

Palavras-chave:

Teoria da História, História Política, História da Historiografia

Resumo

O presente texto apresenta uma resenha do livro Claiming the people’s past: populist politics of history in the Twenty-first century, organizado por Berber Bevernage, Eline Mestdagh, Walderez Ramalho e Marie-Gabrielle Verbergt. Publicado em 2024 pela Cambridge University Press, a obra, que reúne dezesseis capítulos de pesquisadores de diversas partes do mundo, objetiva investigar a mobilização da história por grupos populistas de direita e esquerda e a possibilidade de existência de uma razão histórica populista. Assim, a resenha pretende, além da apresentação dos principais capítulos do livro, discutir as principais contribuições dos trabalhos com o intuito de apontar suas contribuições para a historiografia. Para tanto, argumentamos que as perspectivas oriundas da teoria da história fornecem ferramentas imprescindíveis para a compreensão de tais movimentos e convida os historiadores profissionais a reconsiderem suas práticas e suas presenças em diferentes espaços.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia, Belo Horizonte, Brasil, marcusfsoliveira@ufu.br

CV: http://lattes.cnpq.br/5466129057169090

Referências

ÁVILA, Arthur Lima de. O que significa indisciplinar a história. IN: ÁVILA, Arthur Lima de (org); NICOLAZZI, Fernando (org.); TURIN, Rodrigo (org). A história (in)disciplinada: teoria, ensino e difusão do conhecimento histórico. Vitória: Milfontes, 2019.

BEVERNAGE, Berber. Caminhos para a teoria da história: filosofia das historicidades e a questão da justiça histórica. Vitória: Milfontes, 2020.

DA MATA, Sérgio. A teologia política do governo Bolsonaro. IN: KLEM, Bruna (org.); PEREIRA, Mateus (org.); ARAÚJO, Valdei (org.). Do fake ao fato: (des)atualizando Bolsonaro. Vitória: Milfontes, 2020.

FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2013.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. São Paulo: Três estrelas, 2013.

MUDDE, Cas. The far right today. Cambridge: Polity, 2019.

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Furtado da Silva. Um jardim das aflições: história e política em Olavo de Caravlho. Santiago: Revista Wirapuru, número 8, ano 4, segundo semestre, 2023. https://wirapuru.cl/index.php/publicaciones/2023/2do-semestre Acesso em: 22/11/2024

STEFANONI, Pablo. A rebeldia tornou-se de direita? Campinas: Editora Unicamp, 2022.

URBINATI, Nadia. Yo, el puebo: como el populismo transforma la democracia. Cidade do México: Grano de sal, 2020.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Como Citar

OLIVEIRA, M. V. F. da S. Em busca de uma razão histórica populista. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 349–361, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/81114. Acesso em: 15 abr. 2025.