Das fontes às evidências

ensino de História e a disputa de narrativas sobre o passado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v27i2.80945

Palavras-chave:

Ensino de História, fonte histórica, evidência, verdade, narrativa

Resumo

O artigo tem como objetivo problematizar os usos de fontes históricas e a construção de evidências no ensino de História (Ashby, 2001; Ginzburg, 2002; Hartog, 2013). Para essa problematização, trazemos um conjunto empírico que consiste em observações de aulas de História e entrevista com uma professora do ensino básico, em contexto de pesquisa, bem como pesquisa bibliográfica. Compreendemos que, no tempo presente, quando testemunhamos o recrudescimento da extrema direita e da polarização política no debate público, a mobilização de fontes para a produção de evidências deve ser problematizada por estar numa região de disputa dos envolvidos nesse processo, que se encontram em campos diversos de conhecimentos e crenças. Chamamos a atenção para as justificativas que pesquisadores e professores têm mobilizado para a apresentação da História, destacando como o uso de fontes e o destaque de evidências confluem para afirmar a "vontade de verdade" (Chartier, 2022) das explicações históricas. Mobilizamos a noção de "fantasias conspiratórias" (Demuru, 2024) de modo a chamar atenção não somente para o conteúdo dessas narrativas, mas também para suas formas e os efeitos que produzem sobre os sujeitos e grupos que nelas creem. Dentre eles, certa produção de sentido sobre o passado, especialmente sobre temas sensíveis em disputa como a Escravidão no Brasil e a Ditadura Civil-Militar. Ao fim, propomos o esboço de um caminho para práticas docentes, apostando na construção de narrativas sensíveis, capazes de compartilhar experiências e de humanizar sujeitos cujas violências sofridas no passado têm sido insistentemente negadas ou amenizadas.

Biografia do Autor

Helenice Rocha, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil, helarocha@gmail.com

CV: http://lattes.cnpq.br/5691780670835782

Rafael Monteiro, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil, rmocintra@uefs.br

CV: http://lattes.cnpq.br/5138320688001081

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

ROCHA, H.; MONTEIRO, R. Das fontes às evidências: ensino de História e a disputa de narrativas sobre o passado. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 108–128, 2025. DOI: 10.5216/rth.v27i2.80945. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/80945. Acesso em: 15 abr. 2025.