Uma “epistemologia da ignorância”? Os estudos críticos da branquitude e a crise do cânone de “intérpretes do Brasil”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v27i1.79001

Palavras-chave:

Epistemologia da ignorância, Branquitude, Cânone, Intérpretes do Brasil

Resumo

Neste texto pretendemos abordar as possíveis contribuições dos estudos críticos da branquitude para a revitalização do cânone racializado/generificado de “intérpretes do Brasil”. Para isto, abordaremos em um primeiro momento a relação entre racialização e cânone em um contexto mais amplo para em seguida abordar a discussão a partir do levantamento de coletâneas de intérpretes, evidenciando também algumas possibilidades alternativas ao cânone.

Biografia do Autor

Marcello Felisberto Morais de Assunção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, marcellofma@gmail.com

CV: http://lattes.cnpq.br/0755660523657117

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Publicado

2024-08-04

Como Citar

MORAIS DE ASSUNÇÃO, M. F. Uma “epistemologia da ignorância”? Os estudos críticos da branquitude e a crise do cânone de “intérpretes do Brasil”. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 27, n. 1, p. 171–188, 2024. DOI: 10.5216/rth.v27i1.79001. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/79001. Acesso em: 9 ago. 2024.