Estética do looping e da suspensão temporal

A contribuição de Motta & Lima para ressignificação dos tempos históricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rth.v26i1.76868

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Ausência, Presença, Tempo, Temporalidade

Resumo

Em linhas gerais, a minha proposta será pensar a produção artística contemporânea como um acontecimento próprio, singular em sua materialidade sensível, e não como um enunciado de reconhecimento sobre algo que lhe antecede. Assim meu intuito será pensar as obras de Gisela Motta e Leandro Lima como materiais enunciáveis que constituem sua própria realidade e que poderão funcionar como um dispositivo provocador para fertilizar algumas questões que inquietam o historiador na contemporaneidade, sobretudo no que diz respeito às categorias de tempo e temporalidades, bem como os impasses entre linguagem e experiência, presença e ausência.

Biografia do Autor

Marcelo Fidelis Kockel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca, São Paulo, Brasil, marcelo.kockel@gmail.com

Currículo: https://www.escavador.com/sobre/6527597/marcelo-fidelis-kockel

Referências

BAPTISTA, Mauro Rocha. O tempo e a criança: comentários ao fragmento 52 de Heráclito de Éfeso. Mal-Estar em Sociedade, Barbacena, ano III, n. 4, p. 85-100, jun. 2010.

BELLOUR, Raymond. A dupla hélice. Tradução: Elizabeth Lissovsky. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

BOISSIER, Jean-Louis. A imagem-relação. Trad. Marcelo Jacques. In: PARENTE, André (Org.). Cinema/Deleuze. Campinas/SP: Papirus, 2013.

BORGES, Jorge Luis. Borges oral e sete noites. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

BORGES, Jorge Luis. História da Eternidade. Tradução: Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BRASIL, André. Poética do loop, 2004. Disponível em: https://galeriavermelho.com.br/artistas/motta-lima/. Acesso em: 15 mar. 2022.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Prefácio. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação. Tradução: Rogério Luz. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – A imagem-tempo. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DOMANSKA, Ewa. Para além do antropocentrismo nos estudos históricos. Tradução de Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos. Revista Expedições: Teoria da História & Historiografia. vol. 4, n. 1, 2013.

DOMANSKA, Ewa. Posthumanist History. In: BURKE, Peter; TAMM, Marek (Ed). Debating New Approaches to History. London: Bloomsbury, 2018.

DOMANSKA, Ewa. The New Age of the Antropocene. Journal of Contemporany Archaelogy, vol. 1, n. 1, 2014.

FARGIER, Jean-Paul. Poeira nos olhos. Tradução: Katia Maciel. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

FURTADO, Beatriz. Um campo difuso de experimentações. In: GONÇALVES, Osmar. Narrativas sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.

GONÇALVES, Osmar. Introdução. In: GONÇALVES, Osmar. Narrativas sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.

JORDHEIM, Helge. Against Periodization: Koselleck’s Theory of Multiple Temporalities. History and Theory, vol. 51, p.151-171, 2012.

JORDHEIM, Helge. Camadas do tempo: precondições históricas e semânticas para uma estratigrafia do tempo e da história. Tradução: César Henrique Guazzelli e Sousa. In: SALOMON, Marlon (Org.). Heterocronias. Estudo sobre a multiplicidade dos tempos históricos. Goiânia: Edições Ricochete, 2018.

JORDHEIM, Helge. In sync/ out of sync. In: SIMON, Zoltán Boldizsár; DEILE Lars (Ed.). Historical Undestanding. Past, present and future. London: Bloomsbury Academic, 2022. Disponível em: https://www.bloomsburycollections.com/book/historical-understanding-past-present-and-future/ch4-in-sync-out-of-sync. Acesso em: 03 jul. 2023.

JORDHEIM, Helge. Introduction: multiple times and the work of synchronization. History and Theory, vol. 53, p. 498-518, 2014.

KOCKEL, Marcelo; RODRIGUES, Carlos Alexandre Silva; MALPELI, Sabrina; BARROS, Vera. Relatório anual. 2º semestre de 2014. Programa Educativo. Ribeirão Preto: Instituto Figueiredo Ferraz, 2014.

LUZ, Rogério. Novas imagens: efeitos e modelos. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas/SP: Papirus, 1997.

MAZZUCCHELLI, Kiki. O beijo, 2006. Disponível em: https://galeriavermelho.com.br/artistas/motta-lima/. Acesso em: 15 mar. 2022.

MAZZUCCHELLI, Kiki. Texto para o catálogo da exposição: Au delá du copan, supernatural urbanism, Espace Paul Ricard, Paris, França, 2005. Disponível em: https://galeriavermelho.com.br/artistas/motta-lima/. Acesso em: 15 mar. 2022.

MIYADA, Paulo. Natureza por substituição. In: NEVES, Galciani; MIYADA, Paulo. Motta + Lima. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020a.

MIYADA, Paulo. Poder falhar. In: NEVES, Galciani; MIYADA, Paulo. Motta + Lima. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020b.

MIYADA, Paulo. Rastros que deixamos uns nos outros. In: NEVES, Galciani; MIYADA, Paulo. Motta + Lima. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020c.

NEVES, Galciani. Eu não estou indo embora/ vou ficar aqui/ e resistir ao fogo. In: NEVES, Galciani; MIYADA, Paulo. Motta + Lima. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020a.

NEVES, Galciani. Pertencer à terra. In: NEVES, Galciani; MIYADA, Paulo. Motta + Lima. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020b.

PARENTE, André. Introdução – os paradoxos da imagem-máquina. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PARENTE, André. Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra. Tradução: Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas/SP: Papirus, 2000.

PARENTE, André. Passagens entre fotografia e cinema na arte brasileira. Colaboração de Lucas Parente. Rio de Janeiro, 2015.

PLAZA, Júlio. As imagens de terceira geração, tecno-poéticas. Tradução: Rosângela Trolles. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

PRÉ-SOCRÁTICOS. Fragmentos, doxografia e comentários. Seleção de José C. Souza. Tradução: Anna Lia A. Almeida Prado et al. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

QUÉAU, Philipe. O tempo do virtual. Tradução: Henri Gervaiseau. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

RAMALHO, Walderez. Outros tempos, outras histórias: kairós, manifesto e crise. 2021. 178f. (Tese de doutorado História) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, 2021.

RAMALHO, Walderez. Reinterpreting the “times of crisis” based on the asymmetry between chronos and kairos. História da Historiografia, vol. 14, p. 115-144, 2021b.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução: Mônica Costa Netto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SALOMON, Marlon. Heterocronias. In: SALOMON, Marlon (Org.). Heterocronias: estudos sobre a multiplicidade dos tempos históricos. Goiânia: Ricochete, 2018.

SANTOS, Laymert Garcia. Simulações da exceção: notas de um “espectador ideal”. Disponível em: https://galeriavermelho.com.br/artistas/motta-lima/. Acesso em: 15 mar. 2022.

SIMON, Zoltan B. History begins in the future: on historical sensibility in the age of technology. In: HELGESSON, Stefan; SVENUNGSON, Jayne (Ed.). The ethos of history: time and responsibility. New York City, New York, USA, 2018. Disponível em: https://www.berghahnbooks.com/title/HelgessonEthos. Acesso em: 03 jul. 2023.

SIMON, Zoltan B.; TAMM, Marek. Historical Thinking and Human: Introduction. Journal of the Philosophy of History, vol. 14 (3), 2020.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

FIDELIS KOCKEL, M. Estética do looping e da suspensão temporal: A contribuição de Motta & Lima para ressignificação dos tempos históricos. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 227–245, 2023. DOI: 10.5216/rth.v26i1.76868. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/76868. Acesso em: 11 maio. 2024.