Georges Didi-Huberman e Walter Benjamin
História da Arte e o Tempo das Imagens
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v24i2.71170Palavras-chave:
História , Imagens , Arte , SobrevidaResumo
Determinado a mostrar que o modelo humanista de história da arte hierarquiza e exclui os saberes da disciplina, Georges Didi-Huberman recorre às ideias sobre a história apresentadas por Walter Benjamin. O pensador alemão desconfia do propósito do historiador que racionaliza os fatos, explicando-os por meios causalidades e motivações, e muitas vezes, ressaltando o caráter progressivo do processo histórico. As possibilidades de leitura do passado baseiam-se, aqui, na percepção de uma sobrevida do passado, e não numa continuidade histórica, a concepção reacende, em nosso texto, a relação entre o pensador alemão e o historiador da arte francês.
Referências
BENJAMIN, Walter. Imagens de Pensamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. As Passagens de Paris. Porto: Assírio e Alvim, 2019.
COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ante El Tiempo: Historia Del Arte y Anacronismo De Las imágenes. Adriana Hidalgo, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2012.
DIDI-HUBERMAN. A imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Phalènes: essais sur l’apparition, 2. Paris: Les éditions de Minuit, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. In: Serrote. nº13, mar. São Paulo: IMS .2013
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens Apesar De Tudo. Lisboa, KKYM, 2012.
FELDMAN, Ilana. ARS. vol.14 no.28 São Paulo July/Dec. 2016
FRÉCHURET, Maurice. À rebrousse poil ou le paradox comme méthode. In: DAVILA, Thierry & SAUVANET, Pierre. (ed.). Devant les images: Penser l’art et l’histoire avec Georges Didi-Huberman. Lyon: Les Presses Du réel, 2011. pp. 115-126.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
Homburg, Phillip. Towards a Benjaminian Critique of Hermann Cohen’s Logical Idealism. Anthropology & Materialism, Special Issue | I | 2017. Disponível em: http://journals.openedition.org/am/742. Acesso em: 15 de fev. 2020.
GROYS, Boris. Art beyond the spectatorship. 2014. Disponível em: bozar.be/activities/255-boris-groys. Acessado em: 16 fev. 2020
HAGELSTEIN, Maud. Art contemporain et Phénoménologie. In: Devant les images: Penser l’art et l’histoire avec Georges Didi-Huberman. Paris: Les presses du réel, 2011.
LOWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo. 2005.
MOLDER, Maria Filomena. Semear na Neve. Lisboa: Relógio d’água, 1999
OVIEDO, Antonio. Nota preliminar In: Ante el tiempo. Buenos Aires: Adriana Hidalgo editora. 2011.
PODRO, Michael. The Critical Art Historians. New Haven: Yale University Press, 1982.
ROCHLIZT, Rainer. O desencantamento da arte: a filosofia de Walter Benjamin. Bauru: EDUSC, 2003.
SABOGAL, Carlos Mario Fisgativa. Imágenes dialécticas y anacronismo en la historia del arte (según Georges Didi-Huberman). In: Filosofía UIS, Volumen 12, Número 1, jan. - jun. 2013. pp. 155 - 180.
SANTOS, Mariana Pinto. Rosalind Krauss, Walter Benjamin e o paradigma da cópia. In: Revista de História da Arte, n.10. Lisboa, 2012.
WUTTKE, Dieter. Panofsky et Warburg. L’“Hercule àla croisée des chemins” d’Erwin Panofsky: L’ouvrage et son importance pour l’histoire des sciences de l’art. Artibus et Historiae, Vol. 28, No. 56, (1930-2004). Part. 2 (2007), pp. 49-72. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/20067161.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 rth |
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License