O ponto da crítica de Wilhelm Dilthey às filosofias especulativas da História no Livro I da Introdução às Ciências do Espírito
DOI:
https://doi.org/10.5216/rth.v24i1.67979Palavras-chave:
Wilhelm Dilthey, epistemologia da história, filosofia da históriaResumo
Empossado na cadeira que pertencera a Hegel na Universidade de Berlim, Wilhelm Dilthey escreve sua Introdução às Ciências do Espírito (1883). Em seu Livro I, ele disserta sobre as filosofias da História para explicitar ao leitor o que faltava ao conhecimento histórico para que viesse a adquirir sua plena justificação epistemológica. Dilthey distingue as filosofias da História em três tipos, elencando seus principais autores e teses, e especifica quais são seus equívocos e lacunas, as quais se reduzem a um ponto determinante. O presente artigo se propõe a elucidar, pelo exame do texto citado, a crítica de Wilhelm Dilthey às filosofias da História: precisamente, qual é o ponto de sua crítica. Trata-se de um estudo que extrai sua validade do mérito intelectual intrínseco à crítica em questão, cujos desdobramentos epistemológicos são úteis ainda hoje, e também de sua importância histórica, na medida em que a crítica de Dilthey às filosofias especulativas da História significa um momento originário das chamadas filosofias críticas da História.
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