APRESENTAÇÃO

Autores

  • Allan Kardec Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Felipe Alves de Oliveira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernando dos Santos Baldraia Sousa Freie Universität Berlin (MECILA)
  • Lídia Maria de Abreu Generoso Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marcello Felisberto Morais de Assunção Universidade de São Paulo (DLCV)

Biografia do Autor

Allan Kardec Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) - Linha de Pesquisa: Teoria da História e Historiografia. Possuí Licenciatura e Bacharelado em História (2013), na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestrado em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, pela mesma UFCG - Linha de pesquisa II: Cultura, Poder e Identidades. De 2010 à 2011 atuou como professor de História Geral pelo Cursinho Pré-Vestibular Solidário (PVS-UFCG). No mestrado, foi Bolsista Reuni de Assistência ao Ensino Superior CAPES na disciplina Teoria da História. Tem experiência na área de Teória da História, História e Cinema Americano e História da América, Estudos pós-coloniais. Representante Discente do PPGH-UFRGS (2017-2018). Membro do GT Teoria e História da Historiografia da UFRGS.

Felipe Alves de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em história pela Universidade Federal de Ouro Preto e membro Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI/UFOP). Iniciei minha carreira docente em 2012, lecionando na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. De 2013 a 2015, atuei como professor no Programa de Educação em Tempo Integral na cidade de Mariana. Em 2016 ocupei a mesma função na rede estadual de educação de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte. Em 2017 e 2018, exerci a função de professor substituto pelo Departamento de História da UFOP. Atualmente sou professor da rede privada de educação Possuo interesse nas áreas que versam sobre a História do Movimento Negro no Brasil, Intelectuais Negros(as), Educação e Relações étnicos-raciais (Lei.10.639), Imprensa Negra.

Fernando dos Santos Baldraia Sousa, Freie Universität Berlin (MECILA)

Fernando Baldraia concluded his undergraduate studies in History at the Universidade de São Paulo (USP) in 2003. However, it was his engagement in grass roots organizations in the periphery of Osasco (São Paulo) as well as his involvement with afro-Brazilian culture what brought him to Germany, to work as assistant in a capoeira group. There, he obtained his Master’s degree in Interdisciplinary Latin-American Studies at the Freie Universität Berlin (2012) with a scholarship from the Rosa Luxemburg Foundation. A doctoral degree, focusing on the Black Atlantic and recent Brazilian historiography of slavery, came soon afterwards in 2017, as a conclusion of his involvement in the International Research Training Group Between Spaces (FU Berlin).

Lídia Maria de Abreu Generoso, Universidade Federal de Ouro Preto

Bolsista de Doutorado (CAPES) da Universidade Federal de Ouro Preto, sob orientação do professor Mateus Fávaro Reis. Membro do Grupo de Estudos em História da América (GEHA) da Universidade Federal de Ouro Preto. Entre seus temas de interesse, destacam-se: revista Tricontinental, Terceiro Mundo, revolução, América Latina, crítica Pós-Colonial, Gênero e anti-imperialismo. Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, com bolsa concedida pela CAPES, e graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre seus temas de interesse, destacam-se: História das Américas, Revolução Cubana, História Contemporânea, História Intelectual, Estudos de Gênero, História(s) do feminismo, Teoria da História, crítica Pós-Colonial e giro decolonial.

Marcello Felisberto Morais de Assunção, Universidade de São Paulo (DLCV)

Possuí graduação, mestrado e doutorado em história pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-Doutorando em Letras FAPESP-USP (2017). Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2015). Analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade e PNUD-Brasil (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em Estudos Étnico-raciais, História Atlântica e Teoria da História, atuando principalmente nos seguintes temas: imprensa, intelectuais, história atlântica luso-afro-brasileira, Colonialismos-imperialismo-neo-colonialismo, Estudos Étnico-Raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, Marxismo Clássico e Contemporâneo e Pierre Bourdieu. Foi analista de pesquisa da Comissão Nacional da Verdade entre os meses de Agosto a Dezembro de 2014 (http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/institucional-acesso-informacao/equipe.html). Pertence desde 2014 ao grupo de pesquisa "Portugal e Brasil no mundo contemporâneo: identidade e memória" (CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2599879888501045). Editor executivo do periódico Revista de Teoria da História (RTH). Membro de grupos sobre o estudo da imprensa, a saber: "Pensando Goa: Uma peculiar biblioteca em língua portuguesa" (USP-FAPESP http://goa.fflch.usp.br/), "Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX" (Fundação Casa Rui Barbosa http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9541541718955541)" e "Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (Universidade Nova de Lisboa https://giepcippt.wordpress.com/participantes/)". Também e membro de grupos em teoria e historiografia: Teoria da História e Historia da Historiografia no Brasil (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/203500?fbclid=IwAR3Hg56dOOeLV4Mc5gvex0FxXRyowtWPvK59Fgo0mOSlLBnJrzRUAhHritg) e GT Teoria da História e História da Historiografia (https://anpuh.org.br/index.php/grupos-de-trabalho/atividades/item/5429-gt-teoria-da-historia-e-historia-da-historiografia). Realizou pesquisa de campo em Goa (Índia) durante os meses de junho a julho de 2018 e janeiro a fevereiro de 2019 e 2020.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

KARDEC PEREIRA, A.; ALVES DE OLIVEIRA, F.; DOS SANTOS BALDRAIA SOUSA, F.; MARIA DE ABREU GENEROSO, L.; FELISBERTO MORAIS DE ASSUNÇÃO, M. APRESENTAÇÃO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 1–17, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/61893. Acesso em: 29 mar. 2024.