REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO CRÍTICA DE ABY WARBURG

Autores

Palavras-chave:

Aby Warburg, Historiografia da Arte, Iconologia, Gombrich, Didi-Huberman

Resumo

As pesquisas de Warburg compreendem um conjunto de questões que está entre os mais complexos, difíceis, abrangentes e eruditos da pesquisa histórico-artística. No entanto, são as distintas recepções e leituras de sua obra as responsáveis diretas pela expansão do alcance de suas pesquisas e por exitosos resultados no âmbito de seu amplo programa de investigação do problema da sobrevivência da Antiguidade no Renascimento europeu. Apesar das importantes contribuições de seus “seguidores”, a história da recepção da obra de Warburg revela também a circunscrição de seu legado a questões menos abrangentes e a distorção de importantes aspectos de seu pensamento. Refletir, portanto, sobre a recepção crítica de sua obra, procurando determinar como diferentes intelectuais traduziram seu pensamento – incorporando, reinterpretando e delimitando certas questões –, é o objetivo deste artigo.

Biografia do Autor

Serzenando Alves Vieira Neto, Universidade Estadual de Campinas

Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (2014-2016), bolsista do Deutscher Akademischer Austauschdienst (Universität Duisburg-Essen) e da Fundação Wilhelm von Finck (Universität Passau). Foi ainda estudante especial do Historisches Institut da Universität Rostock (2015-2016). Atualmente é doutorando em história pela Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Luiz Cesar Marques Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História das ideias e historiografia da arte, atuando principalmente nos seguintes temas: História das ideias e historiografia alemã (1870-1933); Aby Warburg e Ernst Cassirer.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

VIEIRA NETO, S. A. REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO CRÍTICA DE ABY WARBURG. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 22, n. 2, p. 297–327, 2019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/59479. Acesso em: 25 abr. 2024.