UMA HISTÓRIA DE VIDA DE PAUL RICOEUR

Autores

  • Flávio Dantas Martins UFOB

Palavras-chave:

Paul Ricoeur, Teoria da História, Narrativa

Resumo

Pretendo, neste texto, refletir sobre como a biografia de Dosse sobre Paul Ricoeur lida com problemas levantados pelo próprio Ricoeur como o de identidade narrativa, mesmidade e ipseidade, bem como tratamento do conceito de história de vida por Tengely. Também, claro, pretendo apresentar e recomendar a obra. Dosse dispensa apresentações no Brasil. Especialista em história intelectual e biografias,tem vários livros traduzidos para o português e colabora em revistas, instituições e universidades do Atlântico. Longe de afastar-se do domínio das biografias que muitos historiadores desconfiam, suspeitam e evitam, Dosse se tornou um mestre no gênero, inclusive com reflexões teóricas e metodológicas sobre esse empreendimento.

Biografia do Autor

Flávio Dantas Martins, UFOB

Possui graduação em Licenciatura em História (2008) e mestrado em História (2012) pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Foi professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor do Centro das Humanidades da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História Moderna e Contemporânea, História Regional e Local, História Agrária e História Social do Trabalho.

Referências

NASCIMENTO, C.R.do. A questão da vida em Paul Ricoeur. Tese (Doutorado em Filosofia), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

TENGELYI,L. The wild region in life-history. Illinois: Northwestern University Press,2004.

Downloads

Publicado

28-12-2018

Como Citar

Martins, F. D. (2018). UMA HISTÓRIA DE VIDA DE PAUL RICOEUR. Rth |, 20(2), 274–284. Recuperado de https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/56520