TESTEMUNHO, CATÁSTROFE E HISTORIOGRAFIA: ENTREVISTA COM MÁRCIO SELIGMANN-SILVA

Autores

  • Sabrina Costa Braga PPGH/UFG

Resumo

Márcio Seligmann-Silva é um dos principais estudiosos no campo da teoria literária no Brasil, além disso é renomado nacionalmente e internacionalmente por seus estudos relativos à literatura de testemunho. Atualmente é professor titular de Teoria Literária na UNICAMP e pesquisador CNPq. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Freie Universität Berlin (1996) e é ainda pós-doutor pelo Zentrum Für Literaturforschung Berlim (2002) e por Yale (2006). É autor e organizador de diversos livros, tais como História, Memória, Literatura. O testemunho na era das catástrofes (Editora da UNICAMP, 2003); O local da diferença. Ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução (São Paulo: Editora 34, 2005); A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno (Editora Civilização Brasileira, 2009); Catástrofe e Representação (Escuta, 2000); Escritas da violência. Vol I. O testemunho e Escritas da violência. Vol II. Representações da violência na história e na cultura contemporâneas da América Latina (Letras, 2012); dentre outros... É ainda tradutor de obras de autores como Habermas e Walter Benjamin.

Biografia do Autor

Sabrina Costa Braga, PPGH/UFG

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e é doutoranda em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na linha de pesquisa "Ideias, saberes e escritas da (e na) história". Defendeu em 2018 a dissertação intitulada "Uma leitura freudiana de Norbert Elias sobre o nazismo: civilização como produtora de anticivilização" e atualmente trabalha com temas relacionados à memória, cultura judaica e literatura de testemunho. Possui experiência na área de História com ênfase em Teoria e Metodologia da História e História Contemporânea. Atua como membro do corpo editorial da Revista de Teoria da História e realiza estágio de pesquisa doutoral (doutorado sanduíche) na Freie Universität Berlin.

Downloads

Como Citar

BRAGA, S. C. TESTEMUNHO, CATÁSTROFE E HISTORIOGRAFIA: ENTREVISTA COM MÁRCIO SELIGMANN-SILVA. rth |, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 297–304, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53907. Acesso em: 24 maio. 2022.