ENTRECRUZAMENTOS: HISTÓRIA INSTITUCIONAL DA ABEC E DOS SABERES DA ARTE FUNERÁRIA NO BRASIL

Autores

  • Maria Elizia Borges

Palavras-chave:

Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, história da arte, arte funerária, Brasil, século XXI

Resumo

Ao recuperar a memória da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), pretendemos demonstrar a presença e a inserção crescente na entidade de historiadores da arte ou de áreas afins que pesquisam cemitérios no país. Sabe-se que, apesar de a arte cemiterial ter sido um assunto rejeitado pela crítica até meados do século XX, tornou-se um local de registro de alguns artistas modernistas. As comunicações dos pesquisadores na ABEC buscam priorizar o levantamento das representações iconográficas contidas nesse espaço peculiar e também justificar a preservação e a recuperação desse tipo de patrimônio artístico. Uma instituição de caráter interdisciplinar como a ABEC contribui para a compreensão dos sentimentos de amor e de dor do homem moderno diante da morte e também para a necessidade de resgatar-se o cemitério como lugar de “memória-vivida”.

Biografia do Autor

Maria Elizia Borges

Professora do Programa de Pós- graduação de História da UFG. Pesquisadora do CNPq. Livros publicados: Arte Funerária no Brasil (1890- 1930): ofício de marmoristas italianos em Ribeirão Preto= Funerary Art in Brazil ( 1890- 1930): italian marble carver craft in Ribeirão Preto ( 2002); Estudos cemiteriais no Brasil: catálogos de livros, teses, dissertações e artigos (Org.)(2010). Um olhar sobre o espaço da morte=Un regard sur l'espace de la mort (2017). Membro das associações ABCA; ANPAP; AGS/USA; RED IBEROAMERICANA; ABEC; ANPUH e do CBHA.Ver:www.artefunerariabrasil.com.br. Contato: maelizia@terra.com.br.

Referências

ANDRIOLLI, Aluisio de Almeida. Portinari: as cores em suas obras sobre futebol. 2012.

Disponível em

<http://www.fap.pr.gov.br/arquivos/File/Comunicacao_2012/Pesquisa_e_PosGraduacao/Anais_I I_Encontro_Arte_Educacao_e_Formacao_Continuada/ANDRIOLLI_AluisioAlmeida.pdf>. Acesso em: 3 jul. 2017.

APUENTES. Cemitérios Patrimoniales de América Latina. Carta Internacional de Morelia. Relativa à cementerios patrimoniales y arte funerário. Bogotá: Pontifícia Universidad Javeriana. V. 18, n. 1-2,2005,p. 154- 157.

BORGES, Maria Elizia. Arte Funerária no Brasil: Contribuições para a historiografia da Arte Brasileira. In: XXII COLÓQUIO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 2002. Anais... Porto Alegre, PUCRS, 2002. 1 CD-Rom.

______. Las memorias de la ABEC y los memorables cementerios del Estado de São Paulo (Brasil). In: X ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE VALORIACIÓN Y GESTIÓN DE CEMENTERIOS PATRIMONIALES “MEMORIA, MEMORIALES Y MEMORABLES”.

Medellín, Colômbia, 2009. 1CD-Rom.

______. Arte Funerária no Brasil: uma pesquisa peculiar no campo das artes visuais. In:

LOCUS: Revista de História. Percursos do olhar: caminhos da pesquisa nas trilhas da visualidade. Juiz de Fora, v. 37, n. 01, p. 103- 23, 2013.

______. O Cemitério como “Museu a céu aberto”. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL IMAGENS DA MORTE. TEMPOS E ESPAÇOS DA MORTE NA SOCIEDADE. 2016 São Paulo: FAUUSP, 2016. 1 CD-Rom.

______. SANTOS, Alcineia Rodrigues dos; GOMES, Laryssa Tavares Silva (Orgs). Estudos Cemiteriais no Brasil: catálogo de livros, teses, dissertações e artigos. Goiânia: UFG/FAV/Ciar/Funape, 2010.

CATROGA, Fernando. O céu da memória. Cemitério romântico e culto cívico dos mortos em Portugal (1756- 1911). Coimbra: Livraria Minerva Editora, 1999.

ELIAS, Norbert. La Solitude des Mourants. Paris: Christian Bourgeois Éditeur, 1998.

HERCULANO, Alexandre. O soldado. In: Kindle Edition:e Book digital. Amazon. Acesso em 10 de agosto de 2017.

FELICORI, Mauro; ZANOTT, Annalisa. Guida Cimiteri D’Europa. Un patrimônio da conoscere e restaurare. Bologna: Comune di Bologna, 2004.

FERREIRA, Félix. Belas Artes: estudos e apreciações/Felix Ferreira. Introdução e notas de Tadeu Chiarelli. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2012.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

NORA, Pierre. Entre mémoire et histoire: les lieux de mémoire. v. 1. Paris: Gallimard, 1997.

PORTINARI, Antônio. Portinari menino. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1980.

PROGRAMA E RESUMOS. I ENCONTRO SOBRE CEMITÉRIOS BRASILEIROS. São Paulo: IEB e DG/ FFLCH- USP, 2004.

PROGRAMA E RESUMOS. III ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. Goiânia: UFG/FAV/Programa de Pós- Graduação em Arte e Cultura Visual , 2008.

PROGRAMA E RESUMOS. IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. Goiânia: UFG/FAV/Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, 2010.

PROGRAMA E RESUMOS. V ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS

CEMITERIAIS. XII ENCUENTRO IBEROAMERICANO DE VALORACIÓN Y GESTIÓN DE CEMENTERIOS PATRIMONIALES. Goiânia: UFG/FAV/ Programa de Pós- Graduação em Arte e Cultura Visual, 2011.

PROGRAMA E RESUMOS. VI ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. PATRIMÔNIO, MEMORIA E ARTE: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MORTE E O CULTO AOS MORTOS. Belo Horizonte: Escola de Design/ UEMG, 2013.

PROGRAMA E RESUMOS. VII ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS CEMITERIAIS. CEMITÉRIOS COMO PATRIMÔNIO: CONCEITOS, MÉTODOS E ABORDAGENS. Rio de Janeiro: PPGH- UNIRIO, 2015.

SANTOS, Alcineia Rodrigues dos. O processo de dessacralização da morte e a instalação de cemitérios no Seridó, séculos XIX e XX. Tese em História. Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.

VALLADARES, Clarival do Prado. Riscadores de milagres: um estudo sobre arte genuína. Rio de Janeiro: Sociedade Gráfica Editora Vida Doméstica, 1967.

VALLADARES, Clarival do Prado. Arte e sociedade nos cemitérios brasileiros. 2 v. Rio de Janeiro: Conselho Federal de Cultura /Departamento de Imprensa Nacional. 1972.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

BORGES, M. E. ENTRECRUZAMENTOS: HISTÓRIA INSTITUCIONAL DA ABEC E DOS SABERES DA ARTE FUNERÁRIA NO BRASIL. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 32–46, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53786. Acesso em: 13 nov. 2024.