APRESENTAÇÃO

Autores

  • Marcio Pizarro Noronha

Palavras-chave:

Historiografia, Arte, Teoria da História

Resumo

O conjunto dos artigos aqui apresentados envolvem temáticas que atravessam as questões de ordem das possibilidades e limitações na escrita de uma História da Arte, avançando rumo a problemas de cunho teórico, questões de ordem metodológica, investigações em torno da instalação de um campo empírico na formulação do corpus da pesquisa, questões de formação do campo e das instituições de artes que afetam o fazer-saber do historiador, e, ainda, seus atravessamentos nas eleições objetais, nas classificações estilísticas e artísticas, nas relações no interior das linguagens e entre as linguagens.

Biografia do Autor

Marcio Pizarro Noronha

Docente no curso de Licenciatura em Dança (UFRGS). Professor e pesquisador universitário, psicanalista, escritor, vinculado à UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS com atuação na UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Atua no campo de pesquisa interartes e transmidialidades e estudos dos processos de subjetivação na contemporaneidade e, atualmente, escreve sobre a temática das redes de produção e economias dos objetos artísticos e estéticos. É Dr. em Antropologia - USP (1999), Dr. em História - PUCRS (1998), Ms. em Antropologia - UFSC (1992), Esp. em Teoria da Comunicação - Jornalismo - PUCRS, Esp. em História RS - FAPA, Grad. em História - Lic. Plena e Bacharelado - PUCRS (1987). Líder do GP CNPq INTERARTES PROCESSOS E SISTEMAS INTERARTÍSTICOS E ESTUDOS DE PERFORMANCE. Atualmente escreve sobre a temática das redes de produção e economias dos objetos artísticos e estéticos. com foco em gestão, produção e governança, estudo de organizações e economia da cultura. ATUA NAS ÁREAS DE ESTUDOS HISTÓRICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA DANÇA, PESQUISA EM DANÇA, ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM PROJETOS, GESTÃO DE PROJETOS EM DANÇA, E, AINDA EM ESTÉTICA E DANÇA, PRODUÇÃO VÍDEO FOTOGRÁFICA EM DANÇA (COM ÊNFASE PARA TEATRO E CINEMA MUSICAL). Membro do COLEGIADO ESTADUAL DE CIRCO (RGS), do grupo de trabalho INOVA ESEFID (UFRGS), coordenador do NDE DANÇA (licenciatura em Dança UFRGS), e atual coordenador do projeto DCD - DIVERSOS CORPOS DANÇANTES (em parceria com a professora Carla Vendramin - UFRGS), membro do comitê científico da COLEÇÃO ANTROPOLOGIA DA DANÇA e do comitê nacional da rede latino-americana de Antropologia da Dança. Integra o CEP COMITÉ DE ÉTICA DA PESQUISA UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-07-07

Como Citar

NORONHA, M. P. APRESENTAÇÃO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1–20, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/53765. Acesso em: 28 mar. 2024.