CARTAS SOBRE A DANÇA, REDUZINDO ESSE ELEGANTE E AGRADÁVEL EXERCÍCIO A SIMPLES PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS CARTA I (1832)

Autores

  • E. A. Théleur
  • Murilo Gonçalves dos Santos Universidade Federal de Goiás - (PPGH-­UFG)

Resumo

O livro de Edward Théleur é traduzido aqui a partir do texto de 1832 (2ª. Edição, a primeira é indicada como sendo de 1831) e inclui o conjunto de textos raros no campo da pesquisa documental na História da Dança (Danças do Mundo). A obra completa, além das Letras ou Cartas sobre a Dança inclui diagramas e notações de diferentes tipos de danças. Se trata de um texto de Manual Técnico com Instruções para a Dança, aproximando os sistemas de notação dos estudos dos sistemas musicais, conforme era comum nos séculos XVIII e XIX.

Manuais de Instrução de Dança e Música são formas textuais recorrentes nos séculos XVIII e XIX. É comum encontrar termos como orchesography, para designar um sistema de compreensão da dança como investigação e notação baseado em figuras demonstrativas e mesmo personagens nas danças. Estes tipos revelam também determinados tipos de passos e regras para a movimentação dos membros superiores e dos membros inferiores. Eles visavam esclarecer e promover formas de divulgação do aprendizado dos diferentes tipos de dança, num vasto repertório das danças de salão. É bastante precário o registro documental destas formas culturais, estéticas e artísticas de dança a partir do século XX, que passou a se interessar, em grande parte, pelo documento da dança cênica moderna e, posteriormente, a dança contemporânea, privando e promovendo uma lacuna no que diz respeito a esta documentação da cultura dos salões de dança. 

Biografia do Autor

Murilo Gonçalves dos Santos, Universidade Federal de Goiás - (PPGH-­UFG)

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás. Em 2014, realizou, durante dois semestres, graduação sanduíche na Katholische Universität Eichstätt-Ingolstadt (Alemanha). Em 2016, durante o mestrado (a respeito da teoria da história de Raymond Aron), realizou pesquisas complementares no Centre d'Études Sociologiques et Politiques Raymond-Aron da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Possui interesse por teoria da história a partir dos seguintes temas: hermenêutica, epistemologia, estética, e subjetividade. Faz parte do corpo da Revista de Teoria da História da Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFG.

Downloads

Como Citar

THÉLEUR, E. A.; DOS SANTOS, M. G. CARTAS SOBRE A DANÇA, REDUZINDO ESSE ELEGANTE E AGRADÁVEL EXERCÍCIO A SIMPLES PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS CARTA I (1832). Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 153–165, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50916. Acesso em: 2 maio. 2024.