POR QUE NÃO SOU SÁBIO? UM COMENTÁRIO SOBRE A RESPOSTA DE HANS-GEORG GADAMER AO ELOGIO DE REINHART KOSELLECK

Autores

  • Francisco Gouvea de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Teoria da História, História dos conceitos, Gadamer, Koselleck, Filosofia da história

Resumo

A resposta dada por Hans-Georg Gadamer a Reinhart Koselleck abre para um conjunto de questões para a Teoria da História. Sem pretender esgotá-las, este artigo pontua algumas proximidades e diferenças entre estas suas duas personagens. Neste sentido, apesar de Koselleck e Gadamer reconhecerem que linguagem, historicidade e história se imbricam, a posição de cada uma varia. Em síntese, a diferença diz respeito ao entendimento do que seja conhecimento. Enquanto para Gadamer conhecer se relaciona com uma disposição em deixar as coisas incertas e sofrer com a carência da linguagem, para Koselleck, por vezes, o conhecimento não comporta compreensão. Não existe necessidade de deixar o conhecimento em aberto, pois que o passado, mesmo quando conhecido, não necessariamente comporta um sentido, pelo contrário, às vezes nega e constrange a compreensão. 

Biografia do Autor

Francisco Gouvea de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Atua como Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Teoria e Filosofia da História. Possui graduação em História e Música, ambos pela UNIRIO, Mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio e Doutorado, no qual foi Bolsista FAPERJ nota 10, em História Social da Cultura pela mesma instituição, ambos sob a orientação do Professor Ilmar Mattos. No ano de 2013 iniciou seu primeiro Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atuou como pesquisador e professor na Graduação e na Pós-Graduação. Pela Universidade Federal de Ouro Preto, sob supervisão de Valdei Lopes de Araujo, fez seu segundo Pós-Doutorado integrando o NEHEM (Núcleo de Estudos em História da Historiografia e Modernidade). Neste momento, dá continuidade a pesquisa desenvolvida ao longo do pós-doutoramento sobre a história da historiografia no processo de redemocratização. Tem experiência nas áreas de História do Brasil, Teoria da História e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: história da historiografia; ensino de história; história do tempo presente. 

Referências

ARAÚJO, André de Melo. A atualidade do acontecer. São Paulo: Humanitas, 2008.

ARAÚJO, Valdei Lopes. História da historiografia como analítica da historicidade. História da Historiografia, v. 12, p. 34-44, 2013.

ARAÚJO, Valdei e RANGEL, Marcelo. Apresentação -Teoria e história da historiografia: do giro linguístico ao giro ético-político. História da Historiografia, v. 17, p. 318-332, 2015.

ASSIS, Arthur. Por que se escrevia história? Sobre a justificação da historiografia no mundo ocidental pré-moderno. In: SALOMON, Marlon (org.). História, verdade e tempo. São Paulo: Argos, 2011, p. 105–131.

ASSIS, Arthur e MATTA, Sérgio. O conceito de história e o lugar dos Geschichtliche Grundbegriffe na história da história dos conceitos. In: KOSELLECK, Reinhart [et al.]. O conceito de história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 9 –34.

BENTIVOGLIO, Julio. A história conceitual de Reinhart Koselleck. Dimensões, vol 24, 2010, p. 114-134.

BALAKRISHNAN, Gopal. Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

BEVERNAGE, Berber. History, Memory and State-sponsored violence. Time and Justice. New York/London, Routledge, 2011.

CALDAS, Pedro S.P. Hans-Georg Gadamer e a Teoria da História. Revista de História (UFES), v. 24, p. 55-74, 2010.

FIGAL, Günter. Oposicionalidade: o elemento hermenêutico e a filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método I. Petrópolis: Vozes, 2012.

GADAMER, Hans Georg. Verdade e Método II. Petrópolis: Vozes, 2011.

___________. O problema da consciência histórica. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2003.

GADAMER, Hans Georg; KOSELLECK, Reinhart. Historia y hermenêutica. Barcelona: Paidós, 1997.

GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Petrópolis: Vozes, 2009.

(CONT.)

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

DE SOUSA, F. G. POR QUE NÃO SOU SÁBIO? UM COMENTÁRIO SOBRE A RESPOSTA DE HANS-GEORG GADAMER AO ELOGIO DE REINHART KOSELLECK. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 246–266, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50910. Acesso em: 30 abr. 2024.