OLHARES PRA DANÇA: HISTÓRIAS E AFETOS DA DANÇA CÊNICA GOIANIENSE 1970-2000
Palavras-chave:
Dança. História da dança, Historiografia, Cartografia, Memória.Resumo
Este projeto compreendeu a constituição e publicização de uma cartografia da história e da memória da cena artística da dança na cidade de Goiânia, dos traços modernos à contemporaneidade. Um convite para olhar a dança e enxergar suas características e prerrogativas. O recorte foi direcionado às diversas experimentações estéticas que dizem sobre uma parte da dança produzida em Goiânia e emoldurou alguns percursos da dança moderna e contemporânea. O objetivo perpassou o mapear, conhecer e delimitar o campo e a dimensão contextual e artística da dança moderna e contemporânea goiana. Entendeu-se como fundamental reconhecer e conhecer o campo da dança produzida ao longo das décadas e sua importância artística e, assim, elegemos imagens entre a década de 1970 até a primeira década dos anos 2000, e também escolhemos um grupo de pessoas para contar e registrar suas próprias histórias cruzando essas memórias de dança. A metodologia escolhida privilegiou o campo da memória e da oralidade para a constituição dessa cartografia afectual.
Referências
AMADO, Janaína. A culpa nossa de cada dia: ética e história oral. Projeto História, SP: v. 15, p. 145?155, 1997.
AMADO, Janaína. O grande mentiroso: tradição, veracidade e imaginação em história oral.Projeto História, SP: v. 14, p. 125-136, 1995.
BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. RJ: Tempo Brasileiro, 2000.
BENJAMIN, Walter. Magia, Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre Literatura e História da Cultura. SP: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. SP: Brasiliense, 1995.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular. Bauru, SP: EDUSC, p. 88-101. 2004.
CLAMDININ, D. Jean e CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
FERREIRA, Jerusa Pires. Armadilhas da Memória. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.
FIGUEIREDO, Valéria Maria Chaves de. Gente em Cena, fragmentos e memórias da dança em Goiás. Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, 2007. Tese de Doutorado.
HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. SP: Vértice, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 5ª ed., 2003.
LEITE, Miriam M. & VON SIMSON, Olga R. M. Imagem e Linguagem: reflexões de pesquisa In LANG, A. B. da S. G. (org.) Reflexões sobre a Pesquisa Sociológica. São Paulo: CERU, 1999. Coleção textos. Serie 2; n.3.
NEVES, Lucilia. História Oral –Tempo, Identidades. BH: Autêntica, 2006.
PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, p.7-25. fev/97.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, n.14, p. 25-39. fev/97.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre aética na História Oral. Revista do programa de estudos Pós-graduados em História e do departamento de História. PUC/SP. SP, p. 13-33. 1981.
(CONT.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License