UM MODO ANACRÔNICO DE OLHAR AS IMAGENS DAS OBRAS DE INTERVENÇÃO URBANA “IMAGENS POSTERIORES”, “GIGANTO” E “POLAROIDES (IN)VISÍVEIS”
Palavras-chave:
Anacronia, Fotografia, Andar, Arte e Cidade.Resumo
Essa comunicação se propõe a investigar as obras de intervenção urbana “Imagens Posteriores” (2012-2013) de Patricia Gouvêa, “Giganto” (2009-2013) de Raquel Brust e “Polaroides (in)visíveis” (2005-2011) de Tom Lisboa a partir da proposta anacrônica do historiador da arte Didi-Huberman, observando-se o processo de produção dessas obras, fundando no andar, fazendo emergir a nomenclatura “anacronias-processo”.
Referências
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994a (Obras escolhidas; v.1).
_____________. Charles Baudelaire e um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa; Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994b (Obras escolhidas; v.3).
_____________. Passagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou ofício de historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BRETON, André. Os manifestos do surrealismo. Tradução: Pedro Tamen. Lisbo: Moraes Editores, 1976.
______________. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac&Naify, 2012.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. Trad. Frederico Bonaldo. São Paulo: Ed. Gustavo Gilli, 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Trad. Epharim Ferreira Alves. Ed. Vozes: Petrópolis, 1998.
DAVILA, Thierry. Marcher, créer: déplacements, flâneries, dérives dans l’art de la fin du XXesiècle. Paris: Éditions du regard, 2002.
DEBORD, Guy. Teoria da deriva. Tradução Carlos Roberto Monteiro de Andrade. Óculum, Campinas, n. 4, 1993, p. 26-29.
____________. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 1997.
DIDI?HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1998.
_______________________. A sobrevivência dos vagalumes. Trad. Vera Casa Nova; Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
_______________________. Imagens apesar de tudo. Trad. Vanessa Brito; João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2012.
(CONT.)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License