UM MODO ANACRÔNICO DE OLHAR AS IMAGENS DAS OBRAS DE INTERVENÇÃO URBANA “IMAGENS POSTERIORES”, “GIGANTO” E “POLAROIDES (IN)VISÍVEIS”

Autores

  • Ana Rita Vidica UFG - Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Anacronia, Fotografia, Andar, Arte e Cidade.

Resumo

Essa comunicação se propõe a investigar as obras de intervenção urbana “Imagens Posteriores” (2012-2013) de Patricia Gouvêa, “Giganto” (2009-2013) de Raquel Brust e “Polaroides (in)visíveis” (2005-2011) de Tom Lisboa a partir da proposta anacrônica do historiador da arte Didi-Huberman, observando-se o processo de produção dessas obras, fundando no andar, fazendo emergir a nomenclatura “anacronias-processo”. 

Biografia do Autor

Ana Rita Vidica, UFG - Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Faculdade de História-UFG (2017) com doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris / PDSE-CAPES), Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais-UFG (2007) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2003). Experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia e Análise de Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia contemporânea, fotoclube e intervenção urbana. Como fotógrafa ganhou o prêmio I Concurso Internacional sobre Periodismo e Genero, participou de exposições coletivas regionais, nacionais e internacionais e uma exposição individual, intitulada "Obra Marginal", contemplada pela Bolsa de Apoio à produção artística no Brasil, da FUNARTE. Atualmente é docente do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordena o Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem (NPTI) e participa do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades ambos vinculados à UFG.

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(CONT.)

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

VIDICA, A. R. UM MODO ANACRÔNICO DE OLHAR AS IMAGENS DAS OBRAS DE INTERVENÇÃO URBANA “IMAGENS POSTERIORES”, “GIGANTO” E “POLAROIDES (IN)VISÍVEIS”. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 18, n. 2, p. 68–99, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/50893. Acesso em: 3 nov. 2024.