HISTORIK 2: ENTREVISTA COM O PROFESSOR JÖRN RÜSEN
Palavras-chave:
Teoria da História, História da Historiografia, HistorikResumo
É inegável a influência dos conceitos, dos debates, propostos pelo Professor Jörn Rüsen nas discussões sobre o campo teórico histórico, no Brasil. Sua trilogia sobre Teoria da História (Razão Histórica, Reconstrução do Passado e História Viva) apresentam conceitos fundamentais às perspectivas do conhecimento histórico à além do meio acadêmico.
Conceitos como Consciência Histórica, Didática da História e Ensino de História mostram-se básicos para pesquisas em torno de uma visão, de uma dimensão funcional à História, bem como para quem dela se ocupa: o historiador profissional. Esta entrevista, conduzida e transcrita pelo Prof. Luiz Sérgio Duarte da Silva, da Universidade Federal de Goiás, tem como ponto de partida o novo livro escrito pelo Prof. Rüsen, “Teoria da História 2”, ou “Historik 2”, em alemão.
Todavia, conforme for avançando pela entrevista, abaixo traduzida do inglês, o leitor perceberá que as perguntas, feitas pelo Prof. Luiz Sérgio, assim como as respostas dadas por Rüsen, permitem um aprofundamento da noção do que seja a História, e sua funcionalidade à vida humana. Podemos perceber isso, seja na perspectiva da História, enquanto disciplina acadêmica, metodologicamente regida, e suas origens no Historicismo Alemão, quanto à necessidade do posicionamento da Teoria da História, e do historiador profissional, frente aos problemas contemporâneos.
Esperamos que os leitores possam retirar reflexões frutíferas das explanações e questionamentos sobre o Conhecimento Histórico, levantados pelo Prof. Rüsen durante a entrevista, bem como as metodologias racionalmente pensadas à construção de uma Ciência Histórica, enquanto conhecimento funcional
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License