HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E O SENTIDO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL
Resumo
O presente artigo aborda o contexto histórico e historiográfico do Brasil entre os anos de 1930 a 1970 apontando sua influência para o entendimento e abordagem que se faz sobre a colonização brasileira. As ideias defendidas por Caio Prado Júnior, em seu “Sentido da Colonização”, servem de parâmetro para abordagem que músicos e professores faziam sobre a economia brasileira naquele período. Nesta perspectiva analisa-se também a música “Vai passar” de autoria de Chico Buarque e Francis Hime a fim de estabelecer de que maneira a ideia desenvolvida sobre a “colônia de exploração” brasileira foi apreendida por aqueles autores, na referida composição. Aponta-se ainda caminhos a serem seguido no uso dessa canção para o ensino de história colonial brasileira.Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
SÁ, C. N. de. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA: MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E O SENTIDO DA COLONIZAÇÃO DO BRASIL. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 250–271, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/35127. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License