A FUNÇÃO DE INTELECTUAL: UM DIÁLOGO ENTRE ANTONIO GRAMSCI, PIERRE BOURDIEU E EDWARD SAID
Resumo
O conceito “intelectual” carrega em si múltiplas acepções, cada qual com implicações políticas distintas. Proponho no presente artigo apresentar uma discussão teórica sobre esse conceito, cujo fio condutor será a função social desempenhada pelos/as intelectuais, a partir dos escritos de Antonio Gramsci, Pierre Bourdieu e Edward Said. Por partir de uma perspectiva teórica gramsciana, tomarei o conceito de “intelectual orgânico” como norte da discussão, colocando-o em diálogo com as formulações acerca da função de intelectual desenvolvidas por Bourdieu e por Said. Assim, a questão principal do artigo gira em torno do grau de vinculação ou de autonomia dos/as intelectuais em relação aos grupos hegemônicos e subalternos na sociedade.Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
MACHADO, B. A. A FUNÇÃO DE INTELECTUAL: UM DIÁLOGO ENTRE ANTONIO GRAMSCI, PIERRE BOURDIEU E EDWARD SAID. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 212–224, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/35124. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License