NA ORDEM DO DISCURSO: RASGANDO O CONTRATO FICCIONAL?
Resumo
Neste artigo procuramos identificar o discurso médico presente na narrativa literária, utilizando, para tanto, a obra “O alienista” de Machado de Assis. Buscando não apenas a apropriação da realidade na ficção, observamos também o diálogo, ora auxiliar, ora complementar entre as narrativas histórica e literária. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a adequação do discurso do saberes científicos à construção de uma verdade que não se estabelece a partir da oposição polar verdadeiro/falso, antes, pelo jogo de forças que se defrontam em torno da noção de normalidade posta pela cientificidade no Século XIX.Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
LIMA, E. S. de; TORRES, P. H. R. NA ORDEM DO DISCURSO: RASGANDO O CONTRATO FICCIONAL?. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 197–211, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/35123. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License