DILEMAS SOBRE O SURGIMENTO DA HISTORIOGRAFIA LATINA: MOMIGLIANO E O ESTUDO DE FÁBIO PICTOR
Resumo
Partindo de uma leitura crítica da análise de Arnaldo Momigliano sobre a influência de Fábio Pictor no desenvolvimento da historiografia ocidental, pretendo discutir os principais pontos de debate sobre o autor romano, como a influência da historiografia grega versus as fontes pré-historiográficas da Roma republicana, a questão da propaganda como motor da obra, a adequação do termo “analista” e o problema da atribuição dos fragmentos. O texto propõe que a leitura de Momigliano concentrada na importância da história nacional pode ser revista no atual contexto do início do século XXI, considerando-se como ponto-chave a integração do Mediterrâneo no período helenístico e da Segunda Guerra Púnica, comumente abordados de formas separadas no estudo da História Antiga. Assim, esse contexto é em última instância análogo ao contemporâneo, em que a historiografia parte de modelos consolidados mas é produzida em espaços novos e distintos, que também clamam legitimidade.Downloads
Publicado
2015-04-22
Como Citar
MARQUES, J. B. DILEMAS SOBRE O SURGIMENTO DA HISTORIOGRAFIA LATINA: MOMIGLIANO E O ESTUDO DE FÁBIO PICTOR. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 87–109, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/35117. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
A Escrita da História na Antiguidade
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License