O ACONTECIMENTO NA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O CONCEITO DE ACONTECIMENTO NAS OBRAS “O QUEIJO E OS VERMES” E “EU, PIERRE RIVIÈRE...”*

Autores

  • Munís Pedro Alves

Palavras-chave:

Acontecimento, Ginzburg, Foucault, História, Teoria

Resumo

No presente trabalho, pretendo analisar e refletir sobre o conceito de acontecimento nasproduções O queijo e os vermes, do historiador italiano Carlo Ginzburg, e Eu, PierreRivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão, do filósofo francês MichelFoucault. Inicialmente, apresentarei fragmentos da trajetória do conceito deacontecimento na historiografia desde o século 19, para, posteriormente, estabelecer aanálise teórica sobre as obras citadas no título. Por fim, incito a uma discussão sobre aimportância do acontecimento para a História.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

ALVES, M. P. O ACONTECIMENTO NA HISTÓRIA: UMA ANÁLISE TEÓRICA SOBRE O CONCEITO DE ACONTECIMENTO NAS OBRAS “O QUEIJO E OS VERMES” E “EU, PIERRE RIVIÈRE...”*. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 337–357, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33454. Acesso em: 22 dez. 2024.