Canções da Ditadura: aula audição, cultura histórica e cultura juvenil

Autores

  • Luciano de Azambuja Instituto Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Canção popular, Aprendizagem histórica, Ditadura militar brasileira

Resumo

O trabalho visa refletir sobre as apropriações e usos da canção popular fonográfica nos processos de ensino e aprendizagem histórica acerca do conceito histórico substantivo Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Trata-se de um dos instrumentos de investigação do estudo principal da tese de doutorado em Educação sobre a aprendizagem histórica de jovens alunos a partir da canção popular (AZAMBUJA, 2013). Aula Audição consiste na escolha, audição e defesa oral por parte dos alunos de uma música do seu gosto musical que pode ser usada em uma aula de História. O trabalho visa refletir sobre a oscilação do jogo de pêndulos entre a cultura histórica escolar e a cultura juvenil primeira dos alunos por meio das leituras, escutas, falas e escrituras de protonarrativas das canções Caminhando (1968), de Geraldo Vandré, e Geração Coca Cola (1985), de Renato Russo. A escolha da fonte canção a ser usada em uma aula de história pode tentar equilibrar o gosto estético-musical dos alunos com os interesses didáticos e epistemológicos de uma aprendizagem histórica situada na Ciência da História (RÜSEN, 2001; SCHMIDT, BARCA, 2009).

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

AZAMBUJA, L. de. Canções da Ditadura: aula audição, cultura histórica e cultura juvenil. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 230–249, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33426. Acesso em: 22 dez. 2024.