CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO
Palavras-chave:
Cinema, Didática da História, Cultura Histórica, Consciência Histórica, Narrativa HistóricaResumo
O presente artigo tematiza as relações entre cinema e conhecimento histórico, tendo como foco o diálogo com os conceitos de cultura histórica, narrativa histórica e consciência histórica, a partir da contribuição dos teóricos alemães da Didática da História. O intuito deste trabalho é contribuir para o debate sobre a forma como os filmes atingem os espectadores e consolidam pontos de vista, estereótipos e ideologias, que se fundamentam na relação estabelecida com o conhecimento histórico. Essa perspectiva pode ampliar o rol de possibilidades interpretativas sobre as relações entre filmes e história, superando os debates que se restringem a criticar filmes sobre sua validade ou não do ponto de vista dos métodos do historiador. O conceito histórico Nazismo é tomado como foco de análise, para que se possam compreender as reflexões teóricas a partir de um exemplo específico.Downloads
Publicado
2015-12-30
Como Citar
SOUZA, Éder C. de. CINEMA, CULTURA HISTÓRICA E DIDÁTICA DA HISTÓRIA: REPENSAR A RELAÇÃO ENTRE FILMES E CONHECIMENTO HISTÓRICO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 202–229, 2015. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33425. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Didática da História e Ciência Histórica
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License