ROBERT SOUTHEY VIAJANTE: DA (IM)POSSIBILIDADE DE SE APRENDER COM A HISTÓRIA DE PORTUGAL
Palavras-chave:
Robert Southey, História da Historiografia, Historicidade, História de Portugal, Relato de ViagemResumo
Neste artigo, analisa-se como o letrado britânico Robert Southey narrou a experiência dahistória de Portugal em sua primeira obra em prosa, as Letters Written During a ShortResidence in Spain and Portugal, publicada em 1797. Explora-se como as Lettersemergiram enredadas à dinâmica discursiva, metanarrativa e estética em vigor nahistoriografia ilustrada britânica do século XVIII. Por fim, a partir da interlocução dasLetters com a obra Scketches of Society and Manners in Portugal atribuída a WilliamCostigan, explora-se como Southey se valeu da porosidade entre os gêneros literários emsua composição, o que foi decisivo para sua recepção positiva nos periódicos.Downloads
Publicado
2014-06-04
Como Citar
RAMOS, A. da S. ROBERT SOUTHEY VIAJANTE: DA (IM)POSSIBILIDADE DE SE APRENDER COM A HISTÓRIA DE PORTUGAL. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 188–216, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/30260. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License