CARL HEMPEL E DAVID HUME: A FUNDAMENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO “COVERING LAW MODEL” NA HISTORIOGRAFIA
Palavras-chave:
HEMPEL, HUME, COVERING LAW, EPISTEMOLOGIA, FUNDAMENTAÇÃOResumo
O artigo está dividido em três partes: 1) apresentaremos a teoria da explicação científica de acordo com C. Hempel, 2) tendo em vista extrair da sua teoria da explicação científica em geral o modelo específico das explicações históricas em particular (esboços explicativos). A tese de Hempel para as explicações históricas fundou o que ficou conhecido na teoria da história contemporânea como “covering law model”. Finalmente, 3) mostraremos que os fundamentos cognitivos que dão validade ao modelo explicativo hempeliano (tanto o científico em geral quanto o historiográfico) estão organizados na teoria do conhecimento empírica da causalidade de David Hume. A aproximação entre as duas teorias (da explicação científica e do conhecimento humano) é possível a partir da leitura de Richard Rorty sobre o significado da filosofia moderna, que se autocompreendeu como epistemologia, ou seja, como atividade reflexiva fundacionista diante das ciências.Downloads
Publicado
2014-06-04
Como Citar
MARQUEZ, R. O. CARL HEMPEL E DAVID HUME: A FUNDAMENTAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO “COVERING LAW MODEL” NA HISTORIOGRAFIA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 281–304, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/30179. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License