O REFERENCIAL TEÓRICO MOBILIZADO POR CHRISTIAN DELACROIX, FRANÇOIS DOSSE E PATRICK GARCIA PARA A HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA

Autores

  • Rodrigo Bianchini Cracco UFMG

Palavras-chave:

História da historiografia. Teoria da história. Operação historiográfica. Hermenêutica. Regimes de historicidade.

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições recentes (1999-2010) de publicaçõescoletivas organizadas por Christian Delacroix, François Dosse e Patrick Garciaacerca de questões historiográficas. Os objetivos propostos são o de apresentar asparticularidades destas obras no contexto da história da historiografia francesacontemporânea e, sobretudo, evidenciar o referencial teórico mobilizado por esteshistoriadores. Poder-se-á notar que a base teórica comum às obras organizadaspor Delacroix, Dosse e Garcia é constituída pelo amálgama dos procedimentos de:1) operação historiográfica, 2) da abordagem a partir do pluralismo interpretativoda hermenêutica ricoueriana e, 3) do conceito de regimes de historicidade.Propomos que este amalgama constitui uma matriz teórica na forma de modelopara a história da historiografia. Esta é a principal contribuição das publicações emquestão.

Downloads

Publicado

2014-06-04

Como Citar

CRACCO, R. B. O REFERENCIAL TEÓRICO MOBILIZADO POR CHRISTIAN DELACROIX, FRANÇOIS DOSSE E PATRICK GARCIA PARA A HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 165–187, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/30173. Acesso em: 25 jul. 2024.