DOIS MUNDOS EM REVISTA: VISÕES E INFLUÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA FRANCESA PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DO BRASIL OITOCENTISTA

Autores

  • Luciana Fernandes Boeira Doutoranda em História (PPGH/UFRGS)

Palavras-chave:

historiografia brasileira, historiografia francesa, IHGB, nação, escrita da história.

Resumo

Este artigo tem por objetivo explorar as conexões estabelecidas entre as historiografiasfrancesa e brasileira no século XIX a partir das relações constituídas entre trêsperiódicos literários: a Revue des Deux Mondes, surgida na França, em 1829 e que seapresentava como uma grande novidade histórica, carregada de espírito cosmopolita ecapaz de informar seus leitores a respeito dos hábitos e costumes dos mais diversoslugares do globo; a Revista do IHGB, criada no Rio de Janeiro, em 1839 e que foi oprincipal veículo de divulgação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), amais importante associação brasileira dedicada à história no Oitocentos e, finalmente, oJournal L’Investigateur, publicação do Institut Historique de Paris (IHP), respeitadaagremiação francesa destinada aos estudos históricos e que fora fundada quatro anosantes do IHGB, servindo a este como modelo inspirador.

Downloads

Publicado

2013-06-04

Como Citar

BOEIRA, L. F. DOIS MUNDOS EM REVISTA: VISÕES E INFLUÊNCIAS DA HISTORIOGRAFIA FRANCESA PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DO BRASIL OITOCENTISTA. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 11–38, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/30160. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Cartografias da história da historiografia brasileira