CIRCUITO COMUNICACIONAL: O CINEMA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL*

Autores

  • Guilherme de Almeida Américo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lucas Braga Rangel Villela

Palavras-chave:

História Social do Cinema, Representação Social, Metodologia de Análise Fílmica, Circuito Comunicacional, Retórica Fílmica.

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre uma proposta teórico-metodológica acerca da relação entre História e Cinema a partir da História Social. Propomos uma análise pautada no Circuito Comunicacional, circuito esse baseado na circulação entre três variantes: o Circuito Extrafílmico que pressupõe estudos acerca da produção/mediação/recepção; o Circuito Interfílmico que corresponde ao intercruzamento de fontes para a complementarização da análise fílmica; e o Circuito Intrafílmico, que consiste propriamente no comentário, na análise intrafílmica e na crítica historiográfica. Utilizamos como metodologia a teoria da retórica proposta por Bill Nichols em Introdução ao Documentário, sendo a mesma subdividida em cinco etapas: invenção, disposição, elocução, memória e pronunciação.

Downloads

Como Citar

AMÉRICO, G. de A.; VILLELA, L. B. R. CIRCUITO COMUNICACIONAL: O CINEMA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL*. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 241–273, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/29095. Acesso em: 28 mar. 2024.