CIRCUITO COMUNICACIONAL: O CINEMA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL*
Palavras-chave:
História Social do Cinema, Representação Social, Metodologia de Análise Fílmica, Circuito Comunicacional, Retórica Fílmica.Resumo
O presente artigo pretende refletir sobre uma proposta teórico-metodológica acerca da relação entre História e Cinema a partir da História Social. Propomos uma análise pautada no Circuito Comunicacional, circuito esse baseado na circulação entre três variantes: o Circuito Extrafílmico que pressupõe estudos acerca da produção/mediação/recepção; o Circuito Interfílmico que corresponde ao intercruzamento de fontes para a complementarização da análise fílmica; e o Circuito Intrafílmico, que consiste propriamente no comentário, na análise intrafílmica e na crítica historiográfica. Utilizamos como metodologia a teoria da retórica proposta por Bill Nichols em Introdução ao Documentário, sendo a mesma subdividida em cinco etapas: invenção, disposição, elocução, memória e pronunciação.Downloads
Como Citar
AMÉRICO, G. de A.; VILLELA, L. B. R. CIRCUITO COMUNICACIONAL: O CINEMA NA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA SOCIAL*. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 10, n. 2, p. 241–273, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/29095. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License