RAZÃO E HISTÓRIA: A RECEPÇÃO DE ADORNO E HORKHEIMER DAS TESES SOBRE O CONCEITO DE HISTÓRIA E A INFLEXÃO FILOSÓFICA DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO

Autores

  • Diego Fabião G.M. Leitão – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós Graduação em História Comparada)

Palavras-chave:

Tempo, História, Razão, Natureza, Mito.

Resumo

No presente artigo buscaremos apresentar a relação existente entre o amadurecimento da Filosofia da História apresentada na Dialética do Esclarecimento por Adorno e Horkheimer e os escritos de Walter Benjamin sobre a História. Apesar de recorrentemente Benjamin ser alocado pela historiografia como um intelectual periférico, pertencente ao círculo externo; pretendemos, a partir das reflexões de Axel Honneth, problematizar, de forma indireta, a importância do círculo externo para o programa filosófico coroado em 1947 com a Dialética do Esclarecimento. Nesse sentido, apresentaremos os principais pontos referentes ao desenvolvimento de uma Filosofia da História por Benjamin e como tais elementos desempenharam um papel importante na Dialética do Esclarecimento. O fio condutor, nesse caso, trata-se da percepção de Razão e História, pontos aprofundados por Adorno e Horkheimer a partir de um foco no desenvolvimento histórico da razão no ocidente.

Downloads

Como Citar

LEITÃO, D. F. G. RAZÃO E HISTÓRIA: A RECEPÇÃO DE ADORNO E HORKHEIMER DAS TESES SOBRE O CONCEITO DE HISTÓRIA E A INFLEXÃO FILOSÓFICA DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 134–158, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/29081. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Diversidade Histórica: O Ofício do Historiador em Foco