ARTICULAR CERTEAU, BOURDIEU E FOUCAULT PARA UMA CRÍTICA AO CONCEITO DE “INDÚSTRIA CULTURAL”: CONSUMO E PODER

Autores

  • João Rodolfo Munhoz Ohara

Palavras-chave:

indústria cultural, relações de poder, consumo

Resumo

Cunhado em meados do século XX, o conceito de “indústria cultural” se impôs comoreferencial obrigatório aos estudos que se debruçassem sobre a produção edisseminação em massa de objetos culturais; desde então, muito se falou nas ciênciashumanas a respeito do consumo massificado e do caráter ideológico de tais produtos.Este trabalho parte de uma área particular – a historiografia, ou mais especificamente ateoria da história – para discutir os problemas do que se tornou um modelointerpretativo a priori para a história cultural do século XX, instrumentalizando ospensamentos de Michel de Certeau, Pierre Bourdieu e Michel Foucault.

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Como Citar

OHARA, J. R. M. ARTICULAR CERTEAU, BOURDIEU E FOUCAULT PARA UMA CRÍTICA AO CONCEITO DE “INDÚSTRIA CULTURAL”: CONSUMO E PODER. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 65–77, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28953. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos livres