A CONCEPÇÃO HISTÓRICA DE ROGELIO FRIGERIO
Palavras-chave:
Rogelio Frigerio, desarrollismo, dialética hegeliana, governo Arturo Frondizi, método histórico.Resumo
O presente artigo propõe uma análise das concepções de um dos principais intelectuaisdo movimento desarrollista na Argentina, Rogelio Frigerio. O projeto desarrollista, odesenvolvimentismo argentino, que buscava a intensificação da industrializaçãoargentina, visando à superação do subdesenvolvimento, foi colocado em prática duranteo governo Arturo Frondizi (1958-1962), onde Frigerio cumpriu importante função,primeiramente como Secretário de Assuntos Econômicos e Sociais, depois, comoorganizador do grupo informal que definia as estratégias do governo, a USINA. Aquibuscasse destacar a influência da dialética hegeliana nas formulações de Frigeiro,sobretudo, na sua busca por demonstrar o caráter cientifico das concepçõesdesarrollistas.Downloads
Como Citar
BOTEGA, L. da R. A CONCEPÇÃO HISTÓRICA DE ROGELIO FRIGERIO. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 3–19, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28949. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License