Messianismo, Milenarismo e Catolicismo (Popular) no Discurso Intelectual das Ciências Humanas e Sociais: Apontamentos Preliminares para uma Questão Conceitual

Autores

  • Filipe Pinto Monteiro Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social na UFRJ.

Palavras-chave:

Messianismo, Milenarismo, Catolicismo Popular, História dos Conceitos

Resumo

A proposta do artigo é analisar a natureza e o percurso evolutivo de três conceitos  essenciais para o campo da História das Religiões e das Religiosidades: Messianismo,  Milenarismo e Catolicismo Popular. A investigação será concentrada no discurso intelectual das Ciências Humanas e Sociais, entre os anos 30 do século XX e a primeira década do XXI, direcionada a partir de uma abordagem na linha da História dos Conceitos (Begriffsgeschichte), corrente teórico-metodológica que possibilita o exame da tradição interpretativa formada ao redor desses termos, a forma como foram alterados semanticamente, a partir de reflexões teóricas ou com base em sua aplicação a casos concretos.

Downloads

Como Citar

MONTEIRO, F. P. Messianismo, Milenarismo e Catolicismo (Popular) no Discurso Intelectual das Ciências Humanas e Sociais: Apontamentos Preliminares para uma Questão Conceitual. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 84–116, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28942. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Cartografias da história da historiografia brasileira