O problema do sentido histórico e de suas variações axiológicas
Palavras-chave:
Sentido, história, causalidade históricaResumo
Este artigo faz algumas referências à importância do conceito de sentido (Sinn) para a história científica. Para isso, é necessário mostrar como a teoria de Max Weber foi construída com base numa problematização do conceito de sentido. Após isso, serão apresentadas três implicações epistemológicas do conceito de sentido para a história científica: sentidos diferentes constituem o mesmo evento do passado; a impossibilidade de um conhecimento desinteressado; e a necessidade de apreciações de valor para que algo, em meio a infinitude abrangente do evento histórico-cultural, possa ser recortado e investido com significado.Downloads
Como Citar
VALLE, U. do. O problema do sentido histórico e de suas variações axiológicas. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 2, n. 2, p. 20–51, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28468. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License