A Filosofia da História de Walter Benjamin
Palavras-chave:
História, filosofia, linguagem.Resumo
Neste texto esboçaremos algumas idéias acerca das relações entre reflexões sobre a história e sobre a linguagem. A partir do comentário de algumas idéias do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940) pontuaremos a possibilidade de incrementar as reflexões sobre a história a partir da problematização de suas idéias. Por elaborar um conceito de típico de linguagem, como medium produtor, limite e possibilidade do conhecimento, o filósofo articulou tal conceito prenhe de atualizações frente às demandas contemporâneas. Ao apresentarmos o conceito de história de W. Benjamin a partir de suas idéias acerca da linguagem trazemos o tema da linguagem à teoria da história, visando discussões sobre caráter lingüístico, tanto do objeto da história quanto do conhecimento histórico.Downloads
Como Citar
FREIRE JR., J. J. A Filosofia da História de Walter Benjamin. Revista de Teoria da História, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 04–17, 2014. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/28446. Acesso em: 9 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos livres
Licença
A Revista publica única e exclusivamente artigos inéditos. São reservados à Revista todos os direitos de veiculação e publicação dos artigos presentes no periódico.
Licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License