Call for Papers 2-2025 • História, mito e religião

2025-03-23

Call for Papers 2-2025 • História, mito e religião

Seria tarefa demasiado penosa enumerar a quantidade de disciplinas, métodos e abordagens que já procuraram sustentar uma tematização dos mitos e das religiões como partes integrantes e fundamentais da existência humana. A história e, especialmente, a história comparada dos mitos e das religiões, de seus sistemas de crenças e valores, de suas práticas e visões de mundo, foi tarefa que ocupou os maiores esforços de pensadores tão importantes e diferentes entre si como o são Max Weber, Mircea Eliade, James Frazer, René Girard e Georges Dumézil. Mito e religião também foram objeto de teorias as mais diversas, provenientes da pesquisa etnológica, como na tradição que caminha de Durkheim para Malinowski, Lévi-Bruhl, Marcel Mauss e Lévi-Strauss, ou da especulação filosófica, como o fizeram, de diferentes perspectivas, Kant, Schelling ou William James. Também a psicologia, desde a psicanálise de Freud e Jung, até suas versões fenomenológicas e existenciais como a de Karl Jaspers, produziram importantes reflexões sobre as conexões entre religião, mito e cultura. E, pelo menos desde os estudos de Karl Löwith, não podemos desconsiderar o fundo teológico das filosofias da história e, especialmente, da chamada História Universal.

O fato é que História, Religião e Mito compõem uma tríade de categorias que impõem uma tarefa interminável de reflexões teóricas ao conjunto das ciências humanas, em geral, e à História, em particular. Quando mais porque as expectativas de um crescente desencantamento do mundo parecem se frustrar pela importância sempre renovada que magia, mito e religião continuam desempenhando na vida cultural dentro e fora do Ocidente contemporâneo, nas diversas esferas da cultura, incluindo a política e a vida cotidiana.

A Revista de Teoria da História, por meio de seu volume 28, número 1, pretende colaborar com esses estudos por meio de trabalhos que vinculem expressamente os campos da teoria e da filosofia da história e da história da historiografia com aqueles da Religião e do Mito – sejam em suas manifestações particulares ou em abordagens comparativas e generalizantes. Nesse caminho, buscamos abarcar não somente as conexões do pensamento histórico e da ciência histórica com os âmbitos disciplinar, formal e institucional da esfera religiosa, mas também ressaltar as relações disciplinares e não disciplinares entre a ciência e a crise da razão na modernidade mediante uma perspectiva interdisciplinar. Serão bem-vindas contribuições que dialoguem com os seguintes temas:

Relação entre a teoria da história e o pensamento teológico; contribuições teóricas de outras disciplinas (teologia, etnologia, antropologia etc.) para o estudo histórico do mito e da religião; história da historiografia comparada dos sistemas de crenças, religiões e mitos; história dos conceitos e ideias relacionados à temática; história intelectual de figuras relevantes dos campos mencionados; estudos sobre cosmovisões indígenas e suas relações com a teoria e filosofia da história; religiões de matriz africana e oriental e suas relações com a teoria e filosofia da história; reflexões sobre a experiência do tempo histórico e as influências do tempo mítico-religioso, bem como aquelas inter-relacionadas aos diversos aspectos teóricos e filosóficos do pensamento histórico, constituem igualmente o campo de interesse para esse dossiê temático.

Data final para envio | 30 de setembro de 2025
Publicação | Dezembro de 2025