Nota de Pesar - Falecimento do professor Estevão Chaves de Rezende Martins
Diante do falecimento do professor Estevão Chaves de Rezende Martins, a Revista de Teoria da História, em nome de seus editores(as), gostaria de expressar publicamente seus mais sinceros sentimentos de tristeza e solidariedade à família, amigos e à comunidade acadêmica.
O professor Estevão foi um dos grandes nomes da Teoria e Filosofia da História no contexto global. Sua contribuição foi fundamental para a consolidação do campo no Brasil, por meio de um trabalho incansável e de uma disposição inexorável. Sua trajetória acadêmica, pautada por rigor intelectual e profundo comprometimento, deixou uma marca indelével na comunidade acadêmica brasileira. Destacamos seu envolvimento com a Faculdade de História e o Programa de Pós-Graduação em História da UFG, onde sua presença constante e cordial em eventos e bancas foi fundamental para enriquecer o debate e fomentar o desenvolvimento da área.
O professor Estevão era, acima de tudo, um grande defensor da história como forma científica de produção de sentido e de orientação da vida, reconhecendo não apenas sua função social primordial, mas, sobretudo, existencial. Sua postura crítica, erudição e elegância cativavam todos ao seu redor, consolidando-o como um grande exemplo de professor e intelectual. O legado que nos deixa é um sólido alicerce de reflexão e inspiração, que continuará a guiar as gerações futuras de historiadores(as).