O OLHAR E A INTERPRETAÇÃO EM GEOGRAFIA: PAISAGENS E TERRITÓRIOS

Autores

  • Raquel Edith Gurevich Universidad de Buenos Aires

Palavras-chave:

paisagens, territórios, visualidade, leitura, interpretação, escalas geográficas

Resumo

A leitura e interpretação de paisagens é o tópico central deste texto. O olhar, como caminho metodológico complexo, será apelado para identificar as ações dos atores sociais que modelam as construções materiais e as representações simbólicas de toda paisagem. Pararemos na análise dos principais vetores locais e não locais que compõem as composições da paisagem e no papel das sociedades como construtoras da materialidade e dos significados do território. Os vasos comunicantes entre palavras e imagens, conceitos e visuais, que envolvem várias estratégias de leitura, serão sublinhados ao longo do texto, por meio de códigos de representação diferenciados (visual, sonoro, gráfico, etc.). Essas operações conceituais e comunicativas estão em sintonia com as geografias contemporâneas relacionais e de mobilidade, na medida em que envolvem múltiplas dimensões sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, em coordenadas espaço-temporais que articulam o local e o global. Com a ideia de enriquecer os exercícios de leitura de várias paisagens urbanas e rurais do mundo, são oferecidos recursos e indicadores que orientam visões interpretativas e relacionais de uma concepção que compreende os territórios contextualizados em um espaço social.

Biografia do Autor

Raquel Edith Gurevich, Universidad de Buenos Aires

Raquel Gurevich

Profesora del Departamento de Geografía de la Cátedra Didáctica Especial de la Geografía y Prácticas de la Enseñanza, e Investigadora del Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires.

 

Publicado

14-09-2020

Como Citar

Edith Gurevich, R. (2020). O OLHAR E A INTERPRETAÇÃO EM GEOGRAFIA: PAISAGENS E TERRITÓRIOS. Revista Signos Geográficos, 2, 1–14. Recuperado de https://revistas.ufg.br/signos/article/view/64385

Edição

Seção

Artigos