Victor Hugo e Duque de Rivas: a estreia do romantismo nos palcos da França e Espanha
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v21i1.8617Resumo
Por volta de 1810 chegaram à Espanha os primeiros ventos românticos (JohannNikolaus Böhl von Faber), seguidos de décadas de polêmicas e disputas. Na
França, o prefácio de Cromwell (1827) e a encenação de Hernani (1830), de
Victor Hugo, foram palcos de batalhas decisivas para a vitória do Romantismo;
na Espanha, isso se deu com a peça Don Alvaro o la fuerza del sino (1835),
escrita por Duque de Rivas. Partindo de um breve levantamento sobre a
controvérsia entre diferentes princípios estéticos e sobre o acalorado debate
que cercou a estreia de Don Alvaro, o trabalho irá deter-se, em seguida, em
uma leitura da peça à luz dos pressupostos defendidos por Victor Hugo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-08
Como Citar
VOLOBUEF, K. Victor Hugo e Duque de Rivas: a estreia do romantismo nos palcos da França e Espanha. Signótica, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 77–88, 2010. DOI: 10.5216/sig.v21i1.8617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/8617. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.