A sexualidade da mulher como mote para a narrativa literária brasileira do século XX: reflexos de empoderamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v36.77371

Palavras-chave:

ficção brasileira, vozes femininas, sexualidade da mulher, empoderamento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo evidenciar, a partir de uma visão panorâmica, como a temática da sexualidade atua na literatura de autoria feminina como um fator de representação e, ao mesmo tempo, de empoderamento diante dos paradigmas patriarcais, principalmente atribuídos e impostos às mulheres maduras. O intuito é revelar essa temática como tema principal de narrativas, em algumas autoras do século XX. Ao conferir visibilidade sobre autoras como Maria Amélia de Mello, em Flor do Cerrado, e Alciene Ribeiro, em Transa, demonstramos que a ótica feminina sedimenta o lugar de fala dessas autoras, legitimando discursos que vão além da passividade apregoada pelo patriarcado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelcilene Grácia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil, kelcilene.gracia@ufms.br

Professora na UFMS.

Enedir da Silva dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, enedirss@hotmail.com

Diretora de escola na Prefeitura Municipal.

Referências

ARAÚJO, Adriana Lopes; ZOLIN, Lúcia Osana. Construção de personagens femininas em “Solidão Calcinada’, de Bárbara Lia. In: X SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 10, 2014, Assis. Anais [...]. Assis: Unesp, 2010. p. 1-11. Disponível em: https://silo.tips/download/x-selseminario-de-estudos-literarios-unesp-campus-de-assis-issn-9. Acesso em: 02 abr. 2023.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura: In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2004. p. 171-194.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico de escritoras brasileiras. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura feminina no Brasil contemporâneo. São Paulo: Siciliano, 1993.

COLASANTI, Marina. A moça tecelã. In: COLASANTI, Marina. Doze reis e a moça no labirinto do vento. 10 ed. São Paulo: Global, 2001. p. 1-9.

DALCASTAGNÉ, Regina. Imagens da mulher na narrativa brasileira. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 15, n. 4, p. 127-135, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/3267. Acesso em: 31 mar. 2023.

DUARTE, Vera. O poder da palavra: representações na literatura de autoria feminina: escrevo, logo existo. Revista Cerrados, Brasília, DF, v. 20, n. 32, p. 373-386, 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25969. Acesso em: 31 mar. 2023.

MELLO, Maria Amélia. Flor de cerrado. In: MORICONI, Ítalo. Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. p. 466-470.

MELO, Patrícia. Mulheres empilhadas. São Paulo: Leya, 2019.

NIGRO, Cláudia M. C. Introdução. In: NIGRO, Cláudia M. C.; CHATAGNIER, Juliane (org.). Literatura e Gênero. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. p. 15-22.

PRADA, Cecília. A chave na fechadura. In: DENSER, Márcia (Org.). Muito prazer. Rio de Janeiro: Record, 1982. p. 9-16.

RIBEIRO, Alciene. Transa. In: RIBEIRO, Alciene. Mulher explícita: contos. Uberlândia, MG: Editora Pangeia, 2019. p. 11-18.

SANTOS, Enedir S. Erotismo como resistência: as narrativas de Marina Colasanti, Márcia Denser e Maria Amélia Mello nos anos finais da Ditadura militar. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, 2018.

SANTOS, Enedir S. Mulheres empilhadas: A literatura de autoria feminina como denúncia da violência de gênero. Revista Igarapé, Porto Velho, RO, v.15, n. 3, p. 134-146, 2022. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/igarape/article/view/7298. Acesso em: 31 mar. 2023.

SCHNEIDER, Liane; GAMA, Glória. Diferença e relações de poder na literatura de escritoras contemporâneas: uma análise de “Flor de cerrado”, de Maria Amélia Mello. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 119 - 126, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19189/10177. Acesso em: 30 mar. 2023.

STUDART, Heloneida. Selo das despedidas. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 2000.

ZINANI, Cecil J. A Produção literária feminina: um caso de literatura marginal. Revista Antares, Caxias do Sul, v. 6, n. 12, p. 183-195, 2014. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3059. Acesso em: 31 mar. 2023.

ZOLIN, Lúcia. Elas escrevem sobre o quê? Temáticas do romance brasileiro contemporâneo de autoria feminina. Interdisciplinar - Revista de estudos em língua e literatura, São Cristóvão, v. 35, p. 13-40, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15685/11729. Acesso em: 31 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

GRÁCIA, K.; SANTOS, E. da S. dos. A sexualidade da mulher como mote para a narrativa literária brasileira do século XX: reflexos de empoderamento. Signótica, Goiânia, v. 36, p. e77371, 2024. DOI: 10.5216/sig.v36.77371. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/77371. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários