Aspectos ideológicos na poesia crítica de Murilo Mendes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v36.76938

Palavras-chave:

Murilo Mendes, literatura brasileira, poesia, artes plásticas, ética

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar alguns textos da fase italiana (1957-1975) de Murilo Mendes – publicados em Ipotesi (1977), A invenção do finito (1994) e L’occhio del poeta (2001) – onde é evidente a relevância da crítica social e do valor ético intrínseco à obra de arte, segundo a concepção estética do poeta brasileiro. Apesar de crítica de arte, sátira social, poesia e memorialismo estarem amalgamados na poética de Murilo, preferimos distinguir entre os textos escritos em prosa poética de L’occhio del poeta e de A invenção do finito e os poemas de Ipotesi, os quais, embora convergentes, pertencem a gêneros textuais diferentes, com estratégias e intenções distintas.

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Biografia do Autor

Raphael Salomão Khéde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil, raphaelsalomao@hotmail.com

Professor da UERJ.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

SALOMÃO KHÉDE, R. Aspectos ideológicos na poesia crítica de Murilo Mendes. Signótica, Goiânia, v. 36, p. e76938, 2024. DOI: 10.5216/sig.v36.76938. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/76938. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários